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Prounistas que ingressam na pós-graduação
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Palavras-chave

ProUni. Políticas públicas. Programas de pós-graduação.

Como Citar

CAUDURO, Maria Teresa; WERLE, Flavia Obino. Prounistas que ingressam na pós-graduação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 596–613, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8638231. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638231. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com estudo de caso na região do Alto Uruguai e das Missões, em específico no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (PPGEDU-URI/FW). A pesquisa, realizada em 2013, buscou investigar o perfil dos acadêmicos ex-prounistas da URI/FW que ingressaram na pós-graduação em educação no período 2011 a 2013 e o impacto da política pública para eles. O estudo se caracterizou como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e com estudo de caso, que teve por finalidade registrar e analisar fenômenos fundamentados nas ideias de Bourdieu enquanto capital cultural. A amostra desse estudo se constituiu de forma não probabilística e intencional por oito mestrandos ex-prounistas que ingressaram no Programa de Mestrado em Educação no período mencionado. A amostra do estudo compõe a totalidade da população de ex-prounistas que ingressaram no Programa de Mestrado. A tabulação dos dados foi manual e utilizou-se da estatística descritiva (frequência e percentagem), através do emprego do programa Microsoft Excel. Como conclusão, os resultados foram que 100% dos investigados registraram que sem o ProUni não teriam tido condições de ingressar no ensino superior; que, ao concluir a graduação, em seguida foram absorvidos pelo mercado possibilitando geração de renda. Não contentes, buscaram outro nível de diploma (outro investimento) para terem acesso à melhoria de posição social e remuneração. Sugere-se que esses dados sirvam para ampliar outras investigações com dados mais quantitativos e qualitativos.

https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638231
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