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Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública
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Palavras-chave

Políticas educacionais. Análise de redes. Classes sociais.

Como Citar

SILVA, Maria Vieira; SOUZA, Vilma Aparecida; RICHTER, Leonice Matilde. Educação e classes sociais: as “redes de políticas públicas” e o ethos mercantil na esfera pública. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 653–672, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8638251. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638251. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo analisa alguns elementos constitutivos da relação entre educação e classes sociais, mediante ações dos gestores empresariais e educacionais nas parcerias estabelecidas entre o Estado, organismos sociais e o setor privado. Aborda o cenário político e pedagógico em que se realizam as  “redes de políticas” e o ethos do setor mercantil na escola pública.  Método: Para a composição da rede de políticas no Brasil, são apresentadas sínteses analíticas de uma pesquisa documental e a ferramenta de análise de redes com o NODEXL.  Resultados: As redes guardam interesses financeiros das “grantmakers" que são justificados por discursos do compromisso social, mas engendram o controle mercantil sobre instituições estatais mediante o mecanismo de accountability com desdobramentos de responsabilização para a gestão da escola pública e o trabalho docente. Conclusão: O protagonismo destes mecanismos na organização escolar colabora para disseminar concepções e promover adesões de princípios ancorados na lógica da gestão “público-privada”.

https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638251
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