Banner Portal
A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis.
PDF

Palavras-chave

Educação. Território. Vulnerabilidade social.

Como Citar

OLIVEIRA, Dalila Andrade; SARAIVA, Ana Maria Alves. A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 614–632, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8638257. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638257. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o contexto de emergência dos territórios educativos e das escolas vulneráveis como lócus da politica educativa voltada para aqueles que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essa noção de território surge como um eixo orientador das políticas sociais a partir dos anos 2000, como uma continuidade do processo de focalização e racionalização do gasto social iniciado com as reformas da década de 1990 e de reconhecimento da multidimensionalidade da pobreza. A análise se circunscreve ao estado de Minas Gerais que, no início da década de 2000, incorporou a noção de território na formulação das políticas educacionais, dando início a um processo de diferenciação escolar, que tem resultado em estratificação da rede de ensino entre as escolas de referência e as escolas vulneráveis. 

https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638257
PDF

Referências

BARRETO, Raquel Goulart; LEHER, Roberto. Trabalho docente e as reformas neoliberais. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p.39-60.

BARROSO, João. Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta, 2005.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. D.O.U. 12/8/71. Disponível em: http://goo.gl/LKsn3K. Acesso em: 18 de jun. 2015.

CENPEC. Informe de pesquisa. n.3, 2011. Disponível em: www.cenpec.org.br. Acesso em: 23 jun. 2015.

CHARLOT, Bernard. L’école et leterritoire: nouveaux espaces, nouveaux enjeux. Paris: Armand Colin Éditeur, 1994.

CIEGLINSKI, Amanda. Ciclo da pobreza. Revista Educação, São Paulo, SP, n. 189. jan. 2013. Disponível em: http://goo.gl/SB7pNu. Acesso em: 06 jul. 2015.

CUNHA, Luiz Antonio. As agências financeiras internacionais e a reforma brasileira de ensino técnico: a crítica da crítica. In: ZIBAS, Dagmar Maria Leopoldi; AGUIAR, Maria Ângela da Silva; BUENO, Maria Sylvia Simões. Ensino médio e a reforma da educação básica. Brasília, DF: Plano, 2002, p. 103-134.

DEROUET, Jean-Louis. Repenser la justice dans le domaine de l'éducation et de la formation. Paris: Peter Lang: INRP, 2009.

DRAIBE, Sônia Miriam. Brasil 1980-2000: Proteção e insegurança sociais em tempo difíceis. Caderno 65, Campinas, SP, 2005.

DRAIBE, Sônia Miriam; RIESCO, Manuel. El Estado de bienestar social en América Latina. Una nueva estratégia de desarollo. Fundación Carolina, Documento de Trabajo n. 31, 2009. Disponível em: http://goo.gl/cEjzaK. Acesso em: 06 jul. 2015. ISSN 1885-866-X.

FRANDJI, Daniel; PINCEMIN, Jean-Marie; DEMEUSE, Marc; GREGER, David; ROCHEX, Jean-Yves. Comparaison des politiques d’Éducation prioritaire em Europe. Rapport scientifique remis à la Commision européenne dans le cadre d’un projet Socrates 2. Actio, v. 1, INRP, 2009. Disponível em : https://goo.gl/HUPufv. Acesso em: 06 jul. 2015.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Anuário estatístico do Brasil. Rio de Janeiro: 1951-2000. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 14 jan. 2013.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 1940/2000. 2000. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 14 jan. 2013.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatísticas do século XX. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 14 jan. 2013.

LESSARD, Claude. L'obligation de résultats en éducation: de quoi s'agit-il? Le contexte québecois d'une demande sociale, une rhétorique du changement et une extension de la recherche. In: LESSARD, Claude; MEIREU, Philippe. L'obligation de Résultats en Éducation. Les Presses de l'Université Laval, Québec, 2004.

MEC/INEP. Censo escolar da educação básica. Brasília, 1999.

MEC/INEP. Censo escolar da educação básica. Brasília, 2012.

NAHAS, Maria Inês Pedrosa. O índice de vulnerabilidade social. Revista Planejar BH, Belo Horizonte, MG, n. 8, agosto. 2000.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 25, n. 89, p. 1127-1144. set./dez. 2004. Disponível em: http://goo.gl/g7PyDs. Acesso em: 06 jul. 2015. ISSN 1678-4626.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana. Política educacional como política social: uma nova regulação da pobreza. Perspectiva: Florianópolis, SC, v. 23, n. 2, p. 279-301. jul./dez. 2005. Disponível em: https://goo.gl/UmsCua. Acesso em: 06 jul. 2015.

ISSN 0102-5473.

POPKEWITZ, Thomas. Reforma educacional: uma política sociológica - poder e conhecimento em educação. Tradução de Beatriz Afonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 294 p.

PROST, Antoine. L'Enseignement est-il démocratisé? Paris: P.U.F, 1986.

SALAMA, Pierre; VALIER, Jacques. Pobrezas e desigualdades no terceiro mundo. São Paulo: Nobel, 1997.

TIRAMONTI, Gillermina. Los imperativos de las políticas educativas de los 90. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, SP, v. 23, n.1/2, p. 49-69, jan./dez. 1997. Disponível em: http://goo.gl/lqQmBI. Acesso em: 06 jul. 2015. ISSN 0102-2555.

VAN ZANTEN, Agnès. L’école de la périphérie. Paris: P.U.F, 2001.

VAN ZANTEN, Agnès. Une discrimination banalisée? L´évitement de lamixité sociale et racial e dans lês établissements scolaires. In: FASSIN, Didier; FASSIN, Éric. (Ed.). De la question sociale à la question raciale? Représenter la société française. Paris: La Découverte, 2006.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.