Banner Portal
Metamorforses do eu: estudantes rurais nas escolas urbanas
PDF

Palavras-chave

Ruralidades. Modos de subjetivação. Escolas rurais/do campo.

Como Citar

SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUZA, Hanilton Ribeiro de; ORRICO, Nanci Rodrigues. Metamorforses do eu: estudantes rurais nas escolas urbanas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 17, n. 3, p. 542–557, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i3.8638272. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638272. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Emergindo da interlocução entre as questões que nos mobilizam como pesquisadores e as reflexões sobre educação, ruralidades e modos de subjetivação suscitados no âmbito do projeto de pesquisa e inovação educacional “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem” (GRAFHO/ UNEB), o texto sistematiza reflexões sobre dois subprojetos que dialogam sobre as metamorfoses que os estudantes de escolas rurais baianas vivenciam no rito de passagem para as escolas urbanas, face às expectativas e desafios que os jovens experimentam, buscando apreender modos como vivenciam essa transição e se reconhecem como sujeitos desse processo. Para entender a dinâmica referida, apoiamo-nos metodologicamente na abordagem (auto)biográfica, adotando as entrevistas narrativas como dispositivos de pesquisa (SCHUTZE, 2010) e nos estudos de Delory-Momberger (2012), Nóvoa e Finger (2014) e Souza (2006, 2008, 2011a) a partir da sistematização de princípios teóricos sobre a abordagem (auto)biográfica construídos pelos autores. Do mesmo modo, o texto toma como referência contribuições de Souza (2011b, 2012) e Rios (2011a), no que se refere às discussões sobre ruralidades e multisseriação e também de Guattari e Rolnik (1999), Foucault (1997) e Guattari (1993), no que concerne às discussões sobre subjetividade, biopolítica e modos de subjetivação na sociedade contemporânea. Os resultados apontam para a necessidade de novos olhares para as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas urbanas, de modo que estas tenham maior vinculação com a identidade rural dos estudantes e sejam mais significativas, promovendo uma educação emancipatória, para além dos ditames do mercado.

https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638272
PDF

Referências

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 2003.

BAHIA. Sistema de Gestão Escolar (SGE). [Percentual de matrículas do Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves]. Secretaria da Educação do Estado da Bahia, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação – Secretária de Educação Média e Tecnológica. PCN+ ensino médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André (Org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 35-47.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Ana Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELORY-MOMBERGER. A pesquisa biográfica em educação: desafios e perspectivas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Educação e ruralidades: memórias e narrativas (auto) biográficas. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 181-200.

FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collége de France (1970-1982). Tradução Andréa Daher. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

GUATTARI, Félix. Da produção de subjetividade. In: PARENTE, André. (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993, p. 177-191.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.

IBGE. Evolução da população de Castro Alves/BA. Censo demográfico 2010. Disponível: http://goo.gl/ZDvO39. Acesso em: 26 jun. 2015.

NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulos, 2014.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. Educação e Contemporaneidade, Salvador, BA, v. 20, n. 36, p. 127-136. jul./dez. 2011a. Disponível em: http://goo.gl/ZbXlxz. Acesso em: 08 jul. 2015. ISSN 2358-0194.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011b.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7. ed., São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: PFAFF, Nicolle; WELLER, Wivian (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. Vozes: Petrópolis, 2010. p. 210-222.

SOUZA, Elizeu Clementino de (Coord.). Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem. Salvador: UNEB; FAPESB, 2013.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A caminho da roça: olhares, implicações e partilhas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Educação e ruralidades: memórias e narrativas (auto) biográficas. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 17-28.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão – narrar a vida. Educação, Porto Alegre, RS, v. 34, n. 2, p. 213-220. maio/ago. 2011a. Disponível em: http://goo.gl/spBQaB. Acesso em: 08 jul. 2015. ISSN 1981-2582.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Educação e ruralidades: olhares cruzados sobre ruralidades contemporâneas. In: Educação e Contemporaneidade, Salvador, BA, v. 20, n. 36, p. 15-18. jul./dez. 2011b. Disponível em: http://goo.gl/IMZdZs. Acesso em: 08 jul. 2015. ISSN 2358-0194.

SOUZA, Elizeu Clementino de. A formação como processo de conhecimento: histórias de vida e abordagem (auto) biográfica. In.: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva; ALVARENGA, Márcia Soares; MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Vozes da Educação: memórias, histórias e formação de professores. Rio de Janeiro: DP et al., 2008, p. 85-102.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Salvador: UNEB; Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In: TRINDADE, Azoilda Loretto da; SANTOS, Rafael dos. (org.). Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 7-16.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

VAN GENNEP, A. Los ritos de paso. Madrid: Alianza Editorial, 2008.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.