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Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede
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Palavras-chave

Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.

Como Citar

ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos; PEIXOTO, Joana. Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 404–417, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i2.8639484. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo - fruto de pesquisa concluída - discute a docência online tomada como prática pedagógica mediada por tecnologias digitais em rede. O pensamento marcado pelo determinismo tecnológico tende a considerar que tais tecnologias representam um novo paradigma pedagógico, pressupondo que as potencialidades técnicas dos meios comunicacionais em rede se transferem automaticamente para as práticas pedagógicas. Verificamos então uma confusão entre o objeto empírico (tecnologias digitais em rede) e o objeto teórico (um paradigma educacional compatível com o nosso tempo). No enfrentamento desta questão de ordem teórico-metodológica, propomos a adoção de uma abordagem dialética para o tratamento do tema, tomando como referência a noção de instrumento na perspectiva da abordagem instrumental (Rabardel). A partir daí, tratamos de algumas implicações importantes para análise da docência online  quando se considera os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como instrumento.

https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8639484
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