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Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM
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Palavras-chave

Educação matemática. Formação de professores de matemática. Narrativas docentes.

Como Citar

BELTRAO, Isabel do Socorro Lobato; GONZAGA, Amarildo Menezes; BARBOSA, Ierecê dos Santos. Narrativas de professores: um estudo investigativo na educação matemática em Parintins/AM. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 332–351, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i2.8640582. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640582. Acesso em: 1 jul. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou experiências de professores que ministraram e/ou ministram a disciplina Matemática em Parintins/AM, no período de 1960-2010, visando construir registros sobre práticas pedagógicas na Educação Matemática. Para isso, utilizou-se a História Oral como metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como referências autores como Connelly e Clandinin (1995), Garnica (2005), Gattaz (1996), Meihy (2005) e Thompson (1998) que discutem os seguintes propósitos investigativos: preparação, elaboração e análise das narrativas. As narrarativas dos professores enfatizaram as abordagens, estratégias de ensino e processos avaliativos que sustentaram e/ou sustentam seus trabalhos pedagógicos. Dentre os resultados destacam-se as mudanças ocorridas na Educação Matemática e a intrínseca relação entre os saberes docentes e as práticas pedagógicas dos professores de matemática nas últimas cinco décadas. Percebeu-se que nas primeiras décadas do estudo, havia uma carência de professores qualificados, de recursos didáticos e de acesso à informação; junto a isso somam-se as dificuldades inerentes à vida em uma ilha no Estado do Amazonas, porém nas últimas décadas do estudo já se percebe mudanças significativas com a implantação das universidades no município.

https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8640582
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