As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza

  • Aline Lima Torres Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Mabelle Maia Mota Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Aline Fernanda Ferreira Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Computador. Educação Física Escolar.

Resumo

Introdução: observa-se um crescente interesse em pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no universo da Educação Física escolar, assim sendo, esse trabalho objetivou verificar o uso destas, especificamente no que concerne ao uso dos computadores, pelos professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE. Método: Participaram do estudo 32 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado composto por questões mistas a respeito do uso das TICs nas aulas de Educação Física. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e expressos em gráficos e tabelas. Também foi realizada uma análise das questões abertas como forma de compreender o pensamento do grupo pesquisado a respeito do uso de computadores nas aulas de Educação Física. Resultados: Constatou-se que a maioria dos professores raramente utiliza o computador em suas aulas e, mesmo aqueles que utilizam, o fizeram com pouca frequência no decorrer do ano letivo. Verificou-se que os principais motivos seriam a falta de profissionais nos laboratórios e estrutura física adequada para possibilitar a implementação das atividades. Conclusão: Tais achados indicam a necessidade de uma maior atenção à infraestrutura e apoio aos professores.

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Biografia do Autor

Aline Lima Torres, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Especialista em Educação Física escolar – UECE; Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física – UECE; Professora da rede pública municipal de ensino de Fortaleza-CE; Membro do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar – GEEFE-UECE

Mabelle Maia Mota, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; Especialista em Educação Infantil – UECE; Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física – UECE; Professora da rede pública municipal e estadual de ensino de Fortaleza-CE; Membro do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar - GEEFE-UECE

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Pós-doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da UNESP Rio Claro-SP; Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará – UECE ; Mestre em Educação em Saúde – UNIFOR; Especialista em Psicomotricidade - UECE; Graduado em Educação Física – UNIFOR;  Professor Adjunto da UECE lotado no curso de Educação Física;Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar - GEEFE-UECE

Aline Fernanda Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro

Doutoranda em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - UNESP Rio Claro; Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - UNESP Rio Claro;Licenciada em Educação Física- UNESP Rio Claro; Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF) - UNESP Rio Claro

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Universidade de São Paulo (1997); Mestre em Educação Física - Universidade de São Paulo (1991); Graduada em Educação Física - Universidade de São Paulo (1984); Professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987); Coordenadora do Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF)

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Publicado
2016-04-06
Como Citar
Torres, A. L., Mota, M. M., Ferreira, H. S., Ferreira, A. F., & Darido, S. C. (2016). As Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física Escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza. ETD - Educação Temática Digital, 18(1), 198-214. https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8640601