Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares: pesquisa, informação e conhecimento no contexto escolar

Autores

  • Cintia Kath Blank Prefeitura Municipal do Rio Grande
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio grande

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8642493

Palavras-chave:

Educação. Biblioteconomia.

Resumo

Este trabalho se propôs a compreender, na perspectiva do letramento informacional, a atividade da pesquisa escolar desenvolvida pelos professores para sua atuação e atualização profissional. Para o desenvolvimento deste estudo participaram sete docentes dos anos iniciais de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, integrantes do Programa Observatório Nacional da Educação – CAPES. Em relação à abordagem metodológica, o delineamento se sustenta na Investigação-ação escolar com a utilização de técnicas de Grupo focal; Planejamento cooperativo e a observação, os quais foram posteriormente analisados com auxílio do aporte teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Os dados analisados apontam que são praticadas buscas e não propriamente pesquisas, já que o foco na prática está na localização de informações e não na construção de conhecimentos. Nas pesquisas desenvolvidas pelos professores, a atenção está na aplicabilidade das informações coletadas em suas turmas e, para isso, recorrem a colegas de profissão e blogs de outros professores. O compartilhamento de informações e a divulgação de dados das pesquisas aparecem frequentemente praticados pelos docentes e a principal dificuldade citada por eles é a problemática da cultura escolar com o trabalho de pesquisa. Assim, a pesquisa escolar, na perspectiva do letramento informacional, mostrou que, embora as intenções sejam condizentes com uma visão construtivista, na prática, este fato não se concretiza.

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Biografia do Autor

Cintia Kath Blank, Prefeitura Municipal do Rio Grande

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), especialização em Metodologias e Gestão para a Educação a Distância pela Faculdade Anhanguera de Pelotas (2012), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU-FURG) e cursa Formação Pedagógica para a Educação Profissional (IFSUL - Rio Grande) . Atualmente é bibliotecária da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS. Tem experiência nas áreas de Educação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura, pesquisa escolar, biblioteca escolar, competência / letramento informacional, comportamento informacional.

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio grande

Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande junto aos cursos de Licenciatura e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Membro do Comitê Institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (CNPq/FURG), no qual coordena projeto referente ao Observatório Nacional da Educação, financiado pela CAPES e INEP. Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática. É Consultor do MEC/INEP para avaliação de cursos graduação e para elaboração de itens para a Prova Brasil de Matemática, Prova Nacional de Acesso à Carreira Docente e Avaliação Nacional da Alfabetização.

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Publicado

2017-07-04

Como Citar

Blank, C. K., & Silva, J. A. da. (2017). Professores como pesquisadores e a colaboração entre pares: pesquisa, informação e conhecimento no contexto escolar. ETD - Educação Temática Digital, 19(3), 786–804. https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8642493