Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência

Autores

  • Ivan Fortunato Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642934

Palavras-chave:

Didática. Ensino. Leitura.

Resumo

Este artigo, escrito sob a forma de ensaio, é um relato de experiência em educação, especificamente sobre leitura infantil na escola, sendo fruto de reflexão a partir de uma atividade desenvolvida em sala de aula do ensino superior, no curso de licenciatura em pedagogia. Baseado na teoria educacional de Celestin Freinet, e na ação pedagógica dialogada, apresenta-se uma atividade didática supervisionada, sendo colaborativa e dinâmica, articulada em quatro etapas, a saber: aquecimento, desenvolvimento, partilha e reflexão. Ao final, ao mesmo tempo em que se deseja compartilhar a utilização de um instrumento didático, espera-se que essa experiência seja compreendida, analisada, debatida e melhorada por professores, em exercício e/ou em formação.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga

Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Líder do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA) e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Editor da revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga. Email: ivanfrt@yahoo.com.br

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Fortunato, I. (2016). Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência. ETD - Educação Temática Digital, 18(3), 710–718. https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642934