Resumo
Este artigo, escrito sob a forma de ensaio, é um relato de experiência em educação, especificamente sobre leitura infantil na escola, sendo fruto de reflexão a partir de uma atividade desenvolvida em sala de aula do ensino superior, no curso de licenciatura em pedagogia. Baseado na teoria educacional de Celestin Freinet, e na ação pedagógica dialogada, apresenta-se uma atividade didática supervisionada, sendo colaborativa e dinâmica, articulada em quatro etapas, a saber: aquecimento, desenvolvimento, partilha e reflexão. Ao final, ao mesmo tempo em que se deseja compartilhar a utilização de um instrumento didático, espera-se que essa experiência seja compreendida, analisada, debatida e melhorada por professores, em exercício e/ou em formação.
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2004.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em: <http://goo.gl/oXee3>. Acesso em: 14 jan. 2016.
FORTUNATO, Ivan. Algumas ideias de Célestin Freinet para motivar a docência. Direcional Educador, São Paulo, SP, n. 105, p. 34-36. out. 2013. ISSN 1981-5913.
FORTUNATO, Ivan. Caminhos de fortuna. São Paulo: Ed. do Autor, 2008.
FORTUNATO, Ivan; CATUNDA, Marta Bastos. Narrativas para ecologia do cotidiano escolar: som gerador e música geratriz. RECE - Revista Eletrônica de Ciências da Educação), Campo Largo, PR, v. 08, n. 01, p. 1-14. 2009. Disponível em: < http://goo.gl/yJmUTj>. Acesso em: 14 jan. 2016. ISSN 1677-3098.
FREINET, Célestin. Pedagogia do bom senso. Tradução de J. Baptista. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FREINET, Célestin. O método natural II: a aprendizagem do desenho. Tradução de Franco de Souza e Maria Antonieta Guerreiro. Lisboa: Estampa, 1977.
FREINET, Célestin. As técnicas de Freinet da escola moderna. Tradução de Silva Letra. 4. ed. Lisboa: Estampa, 1975.
HARPER, Babette; CECCON, Claudius; de OLIVEIRA, Miguel Darcy de; OLIVEIRA, Rosiska Darcy. Cuidado, escola!: desigualdade, domesticação e algumas saídas. São Paulo: Brasiliense, 1980.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.