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Assunção de responsabilidade e reflexão dirigida no curso de pedagogia: implicações para a adaptação e formação no ensino superior
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Palavras-chave

Curso de Pedagogia. Ambiente acadêmico. Assunção de responsabilidade. Reflexão dirigida.

Como Citar

MORAIS, Alessandra de; BATAGLIA, Patricia Unger Raphael; LEPRE, Rita Melissa; DIAS, Carmen Lucia; OLIVEIRA, Rogério Eduardo Cunha de. Assunção de responsabilidade e reflexão dirigida no curso de pedagogia: implicações para a adaptação e formação no ensino superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 482–509, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i2.8644128. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644128. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Um ambiente acadêmico favorável à aprendizagem relaciona-se ao provimento de oportunidades de assunção de responsabilidade e de reflexão dirigida, as quais se referem à possibilidade de aplicar o conhecimento em circunstâncias diversificadas e de respectiva reflexão orientada. Objetivou-se identificar essas oportunidades em um curso de Pedagogia, na percepção de alunos e professores. Foram realizados grupos focais e os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo, com o auxílio do software ALCESTE©.  Os resultados demonstraram que o curso oferece diversas oportunidades para a participação ativa de seus alunos, no entanto os estudantes do período noturno apresentam dificuldades para as usufruírem, não sendo disponibilizados serviços e propostas que atendam suas necessidades. Quanto às possibilidades de reflexão dirigida, deflagraram-se problemas no modo como o estágio curricular está configurado, resultando em lacunas importantes na formação dos graduandos.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8644128
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Referências

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