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Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente
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Palavras-chave

Governamentalidade. Neoliberalismo. Docência. Solidariedade.

Como Citar

LAZZARIN, Márcia Lise Lunardi; HERMES, Simoni Timm. Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 3, p. 805–821, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i3.8644527. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644527. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

No cruzamento da Educação Inclusiva com a Educação Especial, este artigo objetiva problematizar o modelo ideal de professor produzido, através das práticas solidárias, no processo de formação docente na Educação Especial no Brasil. Para tal, a materialidade de pesquisa contempla materiais didáticos relacionados à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Especial. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, especialmente da ferramenta  governamentalidade, a mesma racionalidade política neoliberal, esta que serve como referência para a biopolítica, que promove o empresariamento de si na docência, opera na produção de práticas solidárias na escola inclusiva a fim de garantir o sucesso da inclusão escolar. A docência como prática solidária torna-se o modelo ideal à escola inclusiva.
https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8644527
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