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Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária
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Palavras-chave

Educação superior. Docentes. Motivação. Necessidades psicológicas básicas.

Como Citar

DAVOGLIO, Tarcia Rita; TIMM, Jordana Wruck; SANTOS, Bettina Steren dos; CONZATTI, Fernanda de Brito Kulmann. Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 510–531, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i2.8644789. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644789. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A Self-Determination Theory (SDT) pressupõe que a qualidade autônoma da motivação resulta da interação equilibrada entre demandas internas do self e nutrientes contextuais, a partir da satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) de autonomia, competência e pertencimento. Este estudo qualitativo teve por objetivo explorar as definições operacionais das NPB no âmbito da docência na Educação Superior. Para tanto, a amostra de professores universitários respondeu, de forma anônima e voluntária, a três questões abertas abordando a temática, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, emergiram sete descritores operacionais para definir Autonomia, além de uma subcategoria crítica; sete para Competência e cinco para Pertencimento, detalhados e debatidos em consonância à docência. Embora circunscritos a uma amostra, são resultados potencialmente relevantes para subsidiar a compreensão e os avanços no campo motivacional, bem como para a promoção de políticas voltadas à satisfação e ao bem-estar psicológico do profissional docente da Educação Superior.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8644789
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