Banner Portal
Seleção do conhecimento como operação antagônica
PDF

Palavras-chave

Teoria curricular. Antagonismo. Conhecimento escolar.

Como Citar

LE RAVALLEC, Carmen Teresa Gabriel; ROCHA, Ana Angelita da. Seleção do conhecimento como operação antagônica. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 3, p. 844–863, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i3.8645893. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo busca rever a trajetória de Michael f. d. Young (1971; 2000; 2008; 2010; 2011, 2014) para discutir a significação da seleção do conhecimento escolar. Tal proposta tensiona o debate do conhecimento escolar à luz da teoria política, a partir da discussão de antagonismo empreendida por Ernesto Laclau e seus interlocutores (2000; 2005). Com essa tessitura teórica, o artigo defende a relação entre o conhecimento escolar e uma abordagem da teoria política que valorizar a função epistemológica da escola, em tempos de reformas curriculares em escala nacional.
https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8645893
PDF

Referências

GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso): 2016. p. 104-130, (v. 46). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742016000100104&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em agosto de 2016.

HOWARTH, David. Discourse. Open University Press. Buckinghtam, Philadephia: 2000.

LACLAU, Ernesto. Razón Populista. Buenos Aires: Fondo de cultura económica, 2009.

LACLAU, Ernesto. E MOUFFE, Chantal. Hegemonia y estrategia socialista - hacia uma radicalización de La democarcia. Buenos Aires: Fondo de cultura económica, 2005.

LACLAU, Ernesto. Nuevas reflexiones sobre la revolución de nuestro tiempo. Buenos Aires: Nueva Visión, 2005.

LACLAU, Ernesto. Misticismo, retorica y política. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2000.

MARCHART, Olivier. El pensamento político pós-fundacional, La diferencia política en Nancy, Lefort, Badiou Y Laclau. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2009.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Sociologia do Currículo: origens, desenvolvimento e contribuições. IN: Em Aberto. Brasília, DF: 1990. pp. 72-83. (ano 9. n. 46. Abr./ jun.).

ROCHA, Ana Angelita E GABRIEL, Carmen Teresa. ENEM nos documentos: uma leitura pós-fundacional da reestruturação do exame em 2009. Revista e-Curriculum (PUCSP), p. 1993-2018. 2014. (v. 12). Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/766/76632904013.pdf Acesso em agosto de 2016.

YOUNG, Michael. Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI? Cadernos de Pesquisa, mar. 2016. p. 18 - 37, (vol. 46, n. 159). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v46n159/1980-5314-cp-46-159-00018.pdf. Acesso em agosto de 2016.

YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante? Cadernos de Pesquisa. Jan.-mar. 2014. p. 190 – 202. (vol. 44, n. 151). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v44n151/10.pdf. Acesso em julho de 2016.

YOUNG, Michael; LAMBERT, David. Knowledge and the future sochool – curriculum and social justice. Bloomsbury Academic Publishing, Londres: 2014.

YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplina. Revista Brasileira de Educação: dez/2011. p.609-623. (vol. 16, n.48).

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? IN: Educação & Sociedade, Campinas, SP, set./dez. 2007. p. 1287-1302. (vol. 28, n. 101). Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em janeiro, 2010

YOUNG, Michael. Bring Knowledge Back In – From social constructivism to social realism in the sociology of education. Routledge, London and New York: 2008.

YOUNG, Michael. & MÜLLER, Johan. Verdade e Veracidade na sociologia do conhecimento educacional. IN: Educação em Revista/UFMG, Belo Horizonte, MG, jun. 2007. p. 159-196, (v.45).

YOUNG, Michael; GAMBLE, Jeanne (Ed.) Knowledge, curriculum and qualifications for South African Futher Education. HSRC PRESS, Cape Town (S. A), 2006.

YOUNG, Michael. O currículo do futuro – Da nova sociologia da educação a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas, SP: Papirus, 2000.

YOUNG, Michael. (Org.) Knowledge and Control: New Directions in the Sociology of Education. Collier-Macmillan, Londres: 1971.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.