Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers

Autores

  • Fernanda Batistela Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Canabarro Teixeira Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8646129

Palavras-chave:

Conhecimentos de informática. Programação de computador. Tecnologia educacional. Recursos educacionais. Cultura contemporânea.

Resumo

Em um mundo profundamente transformado pelas tecnologias de informática e conexão, o software assume papel estratégico de desenvolvimento humano e social. Neste sentido, ganha força a percepção de que é fundamental ao cidadão contemporâneo desenvolver habilidades de desenvolvimento de software e começam a se popularizar iniciativas que vão nesta direção. Este estudo tem como objetivo, a partir de aportes teórico-pedagógicos e da pesquisa de campo, analisar a forma como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem expostos por Juan Ignacio Pozo em sua obra Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. O Projeto Escola de Hackers, em atividade desde 2014, atende estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de Passo Fundo/RS, cidade brasileira de médio porte. Consiste em um conjunto de ações que oportunizam o aprendizado de técnicas e habilidades de programação a estudantes do ensino fundamental através do software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Este artigo é fruto do acompanhamento das atividades do projeto em uma das escolas participantes do projeto durante o ano de 2014. Após a análise dos dados coletados, foi possível verificar que o fator de maior influência na aprendizagem da programação para o grupo de estudo foi a motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Batistela, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação - Universidade de Passo Fundo. Coordenadora Pedagógica - Universidade de Passo Fundo 

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo

Doutorado em Informática na Educação -  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular - Universidade de Passo Fundo.

Referências

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro, RJ: Quartet, 2005.

FESAKIS, Georgios, SERAFEIM, Kiriaki. Influence of the familiarization with "scratch" on future teachers' opinions and attitudes about programming and ICT in education. Inroads SIGCSE Bulletin. 41. 258-262. doi: 10.1145/1595496.1562957, 2009.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1994.

PAPERT, Seymour (Trad. Ernani Rosa). Logo: computadores e educação. São Paulo, SP: Brasiliense, 1985.

POZO, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio, Porto Alegre: Artmed, ano 8, Agosto/Outubro 2004. Disponível em: http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf. P. 34- Acesso em 31 de maio de 2015.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

RESNICK, Mitchel. Media Lab Video. Vídeos about Scratch: http://scratch.mit.edu. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=knFykmLljos. Acesso em: 26 abr. 2015.

RUSHKOFF, Douglas. As 10 questões essenciais da era digital. Programe seu futuro para não ser programado por ele. São Paulo: Saraiva, 2012.

VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento [Versão Digital]. Campinas, São Paulo: UNICAMP/NIED, 1999. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento. Acesso em: 24 dez. 2014.

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

BATISTELA, F.; TEIXEIRA, A. C. Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 844–861, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i3.8646129. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646129. Acesso em: 3 dez. 2021.