Banner Portal
v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"
"Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"

Apresentação

582-585
Apresentação
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8652690
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8652690

Dossiê

Angélica Brito Silva, Eron Matheus Bitencourt
586-603
Descobrir o museu, (re)descobrir a cidade
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651710
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651710
Joan Santacana Mestre, Nayra Llonch Molina, Carolina Martín Piñol
604-622
Aprendendo ciência pela arqueologia pré-histórica: uma experiência didática no museu
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651711
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651711
Camilo de Mello Vasconcellos, Maurício André da Silva
623-639
A mediação comunitária colaborativa: novas perspectivas para educação em museus
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651713
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651713
Luciana Conrado Martins
640-661
Existe um currículo museal ? As teorias curriculares na compreensão da educação em museus
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651729
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651729
Manuel Gándara Vázquez
662-679
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651720
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651720

Artigos

Camilo Floriano Riani Costa, Cesar Donizetti Pereira Leite
680-699
Arte-texto: um inusitado mergulho por entre imagens, conceitos e experiências
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8647476
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8647476
Paulo Wichnoski
700-717
A pesquisa em educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir dos resumos do VI SIPEM
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8647513
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8647513
José Valdir Jesus de Santana, Clarice Cohn
718-740
Notas sobre a escola dos Tupinambá de Olivença/BA
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8648014
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8648014
Renata Bernardo
741-760
“Passei pela escola e consegui chegar à universidade!”: as trajetórias de vida e formação narradas por jovens universitários
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8649192
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8649192
Rita Ribes Pereira, Lisandra Ogg Gomes, Conceição Firmina Seixas Silva
761-780
A infância no fio da navalha: construção teórica como agir ético
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8649227
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8649227
Cassia Ferri, Blaise Keniel da Cruz Duarte, Adair Aguiar Neitzel
781-804
O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8649245
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8649245

Relato de Experiência

Mareli Eliane Graupe, Geraldo Augusto Locks, Josilaine Antunes Pereira
805-821
Gênero e sexualidade no campo da educação: provocando descolamentos e inquietações
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8647072
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8647072

Revisão de Literatura

Adriana Mesquita de Almeida, Raquel Larissa Cabral, Adriana Gimenes Gonçalves, Elaine Prodócimo
822-843
Publicações acadêmicas brasileiras sobre bullying: o que dizem os estudos acerca do tema?
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651682
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651682

Pesquisa

Fernanda Batistela, Adriano Canabarro Teixeira
844-861
Programação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8646129
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8646129