Banner Portal
Descobrir o museu, (re)descobrir a cidade
PDF

Palavras-chave

Educação patrimonial. Democratização da cultura. Ação cultural. Formação de professores.

Como Citar

SILVA, Angélica Brito; BITENCOURT, Eron Matheus. Descobrir o museu, (re)descobrir a cidade. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 586–603, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i3.8651710. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651710. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo discutirá o museu enquanto espaço privilegiado de educação, fomento e acesso à cultura a partir da trajetória do projeto. Descobrindo Embu no Museu. Trata-se de um projeto de educação museal desenvolvido pelo Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Embu-SP) desde 2007 cuja finalidade é aproximar a comunidade local do patrimônio cultural existente na cidade por meio da valorização da cultura local, do reconhecimento dessa identidade e do fortalecimento do sentimento de pertencimento à história do Embu. Ganhador do prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), sua ação educativa consiste na formação de professores da rede básica de ensino e na visita de seus alunos ao museu. Em 2017, o projeto completou 10 anos de existência e o objetivo deste texto é realizar um balanço de suas ações, discorrendo sobre seu desenvolvimento, aplicação, resultados, avanços e desafios que surgiram ao longo de uma década de existência.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651710
PDF

Referências

ALVARENGA, Mônica. Avaliação final do Projeto Descobrindo Embu no Museu. 31 de março de 2015.

Atlas socioambiental de Embu. Marcos Antonio Melo, Maria Isabel Franco (coordenação). Embu: Prefeitura da Estância Turística de Embu, 2008. Disponível em: http://www.embudasartes.sp.gov.br/e-gov/public/arquivos/2009/3/atlas.pdf. Acesso em: 29 set 2017.

BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, v.15, n.2, 2001.

BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de jan. de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm. Acesso em: 01 dez 2017.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira (Coord.). O ICOM-Brasil e o pensamento museológico brasileiro: documentos selecionados. São Paulo: Pinacoteca; ICOM, 2010, v. 2.

CAJAÍBA, Viviane. Avaliação final do Projeto Descobrindo Embu no Museu. 27 de abril de 2013.

COSTA, Raquel Cristina. Avaliação final do Projeto Descobrindo Embu no Museu. 19 de dezembro de 2015.

DIAS, Wildneia. Avaliação final do Projeto Descobrindo Embu no Museu. 27 de abril de 2013.

MARANDINO, Martha (Org.). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo, SP: Geenf; FEUSP, 2008.

FREIRE, Heliane. Avaliação final do Projeto Descobrindo Embu no Museu. 26 de abril de 2014.

GRINSPUM, Denise. Educação patrimonial como forma de arte e cidadania. In: Educação com arte - Ideais 31. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2004.

HENRIQUE, Bianca M. Avaliação final do Projeto Descobrindo Embu no Museu. 17 de julho de 2015.

HOOPER-GREENHILL, Eilean. Education, communication and interpretation: towards a critical pedagogy in museums. In: The educational role of the museum. Londres: Routledge. 1999.

LAWAND, Diógenes Nicolau. Memória e ensino de história: uma experiência na educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2004.

LEITE, Maria Isabel. Criança pequena e museu: uma relação possível (e desejada). In: SANTOS, Anderson (Org.). Diálogos entre Arte e Público: cadernos de textos. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, v.03, 2010.

MARTINS, Luciana Conrado. A relação museu/escola: teoria e prática educacionais nas visitas escolares ao Museu de Zoologia da USP. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

MATEUS, Ana; SILVA, Andréia; PEREIRA, Elaine; SOUZA, Josiane; ROCHA, Letícia; OLIVEIRA, Michelle; SOUZA, Simone (Colab.). A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2014. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227. Acesso em: 28 nov 2017.

PAULA, Cristina Carneiro de. Avaliação final do Projeto Descobrindo Embu no Museu. 19 de dezembro de 2015.

Plano diretor de Embu. Leitura comunitária e técnica da cidade. 1º Semestre de 2002. Prefeitura Municipal da Estância Turística de Embu, 2002. Disponível em http://embudasartes.sp.gov.br/e-gov/public/arquivos/2010/04/LeituraDaCidade_2003.pdf. Acesso em: 29 set 2017.

RIBEIRO, Vanessa. Relatório de Atividades do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”, Dezembro - 2007 - Outubro 2008. Embu das Artes, 2008.

SALATIEL, Juliana. Avaliação final do Projeto Descobrindo Embu no Museu. 19 de dezembro de 2015.

SILVA, Maria Benedita Gomes da. Entrevista concedida a Angélica Brito Silva e Eron Matheus Bitencourt. Embu das Artes, 4 de outubro de 2017.

SOUZA, Marta de. Avaliação final do Projeto Descobrindo Embu no Museu. 28 de abril de 2013.

XIMENDES, Ellen. Avaliação final do Projeto Descobrindo Embu no Museu. 19 de dezembro de 2015.ARAUJO, Gustavo Cunha de. Arte, escola e museu: análise de uma experiência em arte/educação no Museu Universitário de Arte - MUnA. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 44, e174612, 2018 . Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1678463420180144174612. Acesso: abril/2018.

ATLAS socioambiental de Embu. Marcos Antonio Melo, Maria Isabel Franco (Coord.). Embu: Prefeitura da Estância Turística de Embu, 2008. Disponível em: http://www.embudasartes.sp.gov.br/e-gov/public/arquivos/2009/3/atlas.pdf. Acesso em: 29/09/2017.

BARRETO, Maria de Lourdes Horta. Lições das coisas: o enigma e o desafio da educação patrimonial. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, n.31, p.221-233, 2006.

BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, v.15, n.2, 2001.

BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de jan. de 2009. Institui o estatuto de museus e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm. Acesso em : 01/12/17.

BRUNO, M. C. O. (Coord.). O ICOM-Brasil e o pensamento museológico brasileiro: documentos selecionados. São Paulo: Pinacoteca; ICOM, 2010, v.2.

CAJAÍBA, Viviane. Avaliação final do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”. 27 de abril de 2013.

CARVALHO, Cristina; LOPES, Thamiris. O público Infantil nos Museus. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 41, n.3. , 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362016000300911&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19/04/2018.

COSTA, Andréia; NASCIMENTO, Cecília; MAHOMED, Carla; REQUEIJO, Flávia; CAZELLI, Sibele. Pensando a relação museu-escola: o MAST e os professores. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. CD-ROM do VI ENPEC. Florianópolis: Abrapec, 2007. v.1.

COSTA, Raquel Cristina. Avaliação final do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”. 19 de dezembro de 2015.

DIAS, Wildneia. Avaliação final do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”. 27 de abril de 2013.

EDUCAÇÃO em museus: a mediação em foco. MARANDINO, Martha (Org.). São Paulo, SP: Geenf; FEUSP, 2008.

FREIRE, Heliane. Avaliação final do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”. 26 de abril de 2014.

GRINSPUM, Denise. Educação patrimonial como forma de arte e cidadania. In: Educação com arte - Ideais 31. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2004.

HEIN, George. Museum education. In: A companion to museum studies. Oxford: Blackwell, 2006.

HENRIQUE, Bianca M. Avaliação final do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”. 17 de julho de 2015.

HOOPER-GREENHILL, Eilean. Education, communication and interpretation: towards a criti-cal pedagogy in museums. In: The educational role of the museum. Londres: Routledge, 1999.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Guia básico de educação patrimonial. IPHAN/MINC. Museu Imperial, 1999.

KNAUSS, Paulo. A presença de estudantes: o encontro de museus e escola no Brasil a partir da década de 50 do século XX. In: Varia História, Belo Horizonte, v. 27, n. 4, p. 581-597, 2011.

LAWAND, Diógenes Nicolau. Memória e ensino de história: uma experiência na educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2004.

LEITE, Maria Isabel. Criança pequena e museu: uma relação possível (e desejada). In: SANTOS, Anderson (Org.). Diálogos entre arte e público: cadernos de textos. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, v.3, 2010.

MACHADO, Ana Flávia; PAGLIOTO, Bárbara Freitas; CUNHA, Maria Helena. O acesso de alunos de escolas públicas ao circuito liberdade: análise de um projeto piloto. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.32, n.3 jul./set. 2016, p. 317-347.

MARTINS, Luciana Conrado. A relação museu/escola: teoria e prática educacionais nas visitas escolares ao Museu de Zoologia da USP. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

MATEUS, Ana; SILVA, Andréia; PEREIRA, Elaine; SOUZA, Josiane; ROCHA, Letícia; OLIVEIRA, Michelle; SOUZA, Simone (Colab.). A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2014. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227. Acesso em: 28/11/2017.

PAULA, Cristina Carneiro de. Avaliação final do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”. 19 de dezembro de 2015.

PLANO diretor de Embu. Leitura comunitária e técnica da cidade. 1º Semestre de 2002. Prefeitura Municipal da Estância Turística de Embu, 2002. Disponível em http://embudasartes.sp.gov.br/e-gov/public/arquivos/2010/04/LeituraDaCidade_2003.pdf. Acesso em: 29/09/2017.

PINTO, Júlia Rocha. O papel social dos museus e a mediação cultural: conceitos de Vygotsky na arte-educação não formal. In: Palíndromo, n. 7. Florianópolis: UDESC. 2012.

RIBEIRO, Vanessa. Relatório de Atividades do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”, dez. 2007/out. 2008. Embu das Artes, 2008.

SALATIEL, Juliana. Avaliação final do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”. 19 de dezembro de 2015.

SILVA, Maria Benedita Gomes da. Entrevista concedida a Angélica Brito Silva e Eron Matheus Bitencourt. Embu das Artes, 4 de outubro de 2017.

SOUZA, Marta de. Avaliação final do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”. 28 de abril de 2013.

VASCONCELLOS, Camilo de Mello. A função educativa de um museu universitário e antropológico: o caso do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Cadernos do CEOM, Ano 18, nº 21, Junho de 2005. (Museus: pesquisa, acervo, comunicação).

XIMENDES, Ellen. Avaliação final do Projeto “Descobrindo Embu no Museu”. 19 de dezembro de 2015.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.