Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais

Autores

Palavras-chave:

Cultura da Memória. Educação Museal. Ação Educativa.

Resumo

Beatriz Sarlo em recente livro sobre a cultura da memória, adverte que vivemos em uma época de excessos sobre lembranças, narrativas pessoais e monumentalização dos discursos sobre o passado. Para ela, tal excesso não corresponde apenas a uma profusão de produtos sobre a memória, mas ocorre como uma profusão de trabalhos que buscam lidar com a lembrança como memória, e o esquecimento como um vazio. Assinalando que entender é mais importante que lembrar, embora para entender seja necessário lembrar, a autora nos propõe refletir sobre as dinâmicas discursivas que se estabelecem na cultura da memória,  reafirmando que a guinada subjetiva que ocorreu nas últimas décadas do século XX, ao trazer os excluídos da periferia da história para seu centro, consegue realizar-se como uma função pública quando as narrativas sobre o passado abrem-se para a persistência da subjetividade,  como uma espécie de artesanato da resistência.Esta imagem do artesanato da resistência é bastante potente quando pensamos os museus e as ações que se podem realizar em seu interior, no contato com a materialidade presente em seus acervos e as possibilidades desses acervos serem lidos e interpretados.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Martins, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação - Universidade Estadual de Campinas

Referências

SARLO, Beatriz. Tempo passado: a cultura da memória e a guinada subjetiva- SP: Companhia das Letras; BH: UFMG, 2007. p.129

CHAGAS, Mario de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mario de Andrade. Chapecó: Argós, 2006. p.33

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Publicado

2018-07-16

Como Citar

MARTINS, M. do C. Educação em Museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 579–581, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652829. Acesso em: 4 dez. 2021.