A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651720

Palavras-chave:

Educação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus.

Resumo

A divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apóia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano.

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Biografia do Autor

Manuel Gándara Vázquez, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doctor en Diseño y Nuevas Tecnologías - Universidad Autónoma Metropolitana-Azcapozalco. Doctor en Antropología -  Escuela Nacional de Antropología e Historia.

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Publicado

2018-07-16

Como Citar

GÁNDARA VÁZQUEZ, M. A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 662–679, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i3.8651720. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720. Acesso em: 7 dez. 2021.