Banner Portal
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
PDF (Español (España))

Keywords

Educação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus.

How to Cite

GÁNDARA VÁZQUEZ, Manuel. A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 662–679, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i3.8651720. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

A divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apóia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651720
PDF (Español (España))

References

AUSUBEL, David. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas, 1976.

BATE, Felipe. El proceso de investigación en Arqueología. Barcelona: Crítica/Grijalbo Mondadori, 1998.

BAYNES, Kenneth; BOHMAN, James; MCCARTHY, Thomas. After philosophy: end or transformation? Cambridge: MIT Press, 1993.

BITGOOD, Steven. Attention and value: keys to understanding museum visitors. Walnut Creek: Left Coast, 2013.

BINFORD, Lewis. Archaeological Perspectives, en BINFORD, Lewis (Ed). An archaeological perspective. New York: Academic Press, 1972. p.78-104.

BROCHU, Lisa. The history of heritage interpretation in the United States. Fort Collins: National Asociation for Interpretation, 2006.

CAMERER, Colin. The curse of knowledge in economic settings: an experimental analysis. Chicago: Univ. of Chicago, 1989.

COLQUHOUN, Fiona Interpretation handbook and standard: distilling the essence. Wellington: Dept. of Conservation, 2005.

DOS-INAH. Plan de manejo de xochicalco. México: INAH, 2007.

FALK, John; DIERKING, Lynn. The museum experience. Washington, D.C.: Whalesback Books, 1992.

FALK, John; DIERKING, Lynn. The museum experience revisited. Walnut Creek: Left Coast, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. México: Siglo Veintiuno Editores, 1997.

HAM, Sam. Environmental Interpretation: a practical guide for people with big ideas. Golden Col.: Fulllcrum, 1992.

HAM, Sam. Interpretation: making a difference on purpose. Golden, Col.: Fullcrum, 2013.

HARRIS, Marvin. El desarrollo de la teoría antropológica. México: Siglo XXI, 1979.

GÁNDARA, Manuel. En prensa. De la interpretación temática a la divulgación significativa, En: GÁNDARA, Manuel., JIMÉNEZ, M.A. (Ed.), Interpretación del patrimonio cultural: pasos hacia una divulgación significativa. México: INAH, en prensa, p. 19–82.

GÁNDARA, Manuel. Metodología para el diagnóstico, monitoreo y evaluación de los efectos de la divulgación en sitios patrimoniales y museos: caso Xochicalco. Informe de campo, en archivo ENCRYM. México: ENCRyM, 2015.

KNUDSON, Douglas; CABLE, Ted; BECK, Larry. Interpretation of cultural and natural resources. State College: Venture, 1995.

LARSEN, David et al. Meaningful interpretation. Washington: Eastern National/National Park Service, 2011.

LASSWELL, Harold. The Structure and Function of Communication in Society. In: BRYSON, L. (Ed.). The communication of ideas. New York: Institute for Religious and Social Studies, 1948. p. 117.

MCLEAN, Kathleen. Planning for people in museum exhibitions. Washington, D.C.: Association of Science Technology Centers, 1993.

MOSCO, Alejandra. Metodología interpretativa para la formulación y desarrollo de guiones para exposiciones. Tesis de Maestría en Museología. México: ENCRYM, 2012.

PÉREZ, Leticia. Mapas de significado personal, En GANDARA, Manuel (Coord). Metodología para el diagnóstico, monitoreo y evaluación de los efectos de la divulgación en sitios patrimoniales y museos: caso xochicalco. Informe de Campo en Archivo. México: ENCRYM, 2016.

SAMIS, Peter; MICHAELSON, Mimi. Creating the visitor-centered museum. New York: Routledge, 2017.

SEBUGAL, Paulino. Divulgar, difundir, disminuir. Información Científica y Tecnológica, n. 18, p. 15-22, 1995.

SERRELL, Beverly. Exhibit labels: an interpretive approach. Maryland: Rowman et Littlefield, 2015.

TILDEN, Freeman. Interpreting our heritage. Chapel Hill: Univ. of North Carolina Press, 1977.

The ETD - Digital Thematic Education uses the Creative Commons license (CC), thus preserving the integrity of the articles in an open access environment.

Downloads

Download data is not yet available.