Banner Portal
A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Educação patrimonial. Arqueologia mexicana. Divulgação significativa. Interpretação temática. Construtivismo social. Aprendizagem significativa. Educação em museus.

Como Citar

GÁNDARA VÁZQUEZ, Manuel. A divulgação significativa como estratégia de comunicação educativa. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 662–679, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i3.8651720. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651720. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A divulgação significativa é uma estratégia de educação patrimonial desenvolvida no México a partir da tradição da interpretação ambiental ou temática, nascida nos parques nacionais dos Estados Unidos e que, posteriormente, estendeu-se a muitos outros países do mundo. Essa linha considera importante fundamentar o discurso em um pequeno grupo de ideias centrais a ser comunicada, mas complementa essa estratégia com elementos pensados especificamente para o patrimônio cultural e provenientes das áreas da antropologia e da história. Propõe ainda a geração de uma cultura que exige um compromisso por parte dos públicos que se inicia quando se estabelece um vínculo emocional com o patrimônio. Neste artigo são explorados os seus fundamentos teóricos provenientes de quatro pilares nos quais se apóia. Como exemplo são utilizadas estratégias de aplicação recente vinculada ao contexto museológico mexicano.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651720
PDF (Español (España))

Referências

AUSUBEL, David. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas, 1976.

BATE, Felipe. El proceso de investigación en Arqueología. Barcelona: Crítica/Grijalbo Mondadori, 1998.

BAYNES, Kenneth; BOHMAN, James; MCCARTHY, Thomas. After philosophy: end or transformation? Cambridge: MIT Press, 1993.

BITGOOD, Steven. Attention and value: keys to understanding museum visitors. Walnut Creek: Left Coast, 2013.

BINFORD, Lewis. Archaeological Perspectives, en BINFORD, Lewis (Ed). An archaeological perspective. New York: Academic Press, 1972. p.78-104.

BROCHU, Lisa. The history of heritage interpretation in the United States. Fort Collins: National Asociation for Interpretation, 2006.

CAMERER, Colin. The curse of knowledge in economic settings: an experimental analysis. Chicago: Univ. of Chicago, 1989.

COLQUHOUN, Fiona Interpretation handbook and standard: distilling the essence. Wellington: Dept. of Conservation, 2005.

DOS-INAH. Plan de manejo de xochicalco. México: INAH, 2007.

FALK, John; DIERKING, Lynn. The museum experience. Washington, D.C.: Whalesback Books, 1992.

FALK, John; DIERKING, Lynn. The museum experience revisited. Walnut Creek: Left Coast, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. México: Siglo Veintiuno Editores, 1997.

HAM, Sam. Environmental Interpretation: a practical guide for people with big ideas. Golden Col.: Fulllcrum, 1992.

HAM, Sam. Interpretation: making a difference on purpose. Golden, Col.: Fullcrum, 2013.

HARRIS, Marvin. El desarrollo de la teoría antropológica. México: Siglo XXI, 1979.

GÁNDARA, Manuel. En prensa. De la interpretación temática a la divulgación significativa, En: GÁNDARA, Manuel., JIMÉNEZ, M.A. (Ed.), Interpretación del patrimonio cultural: pasos hacia una divulgación significativa. México: INAH, en prensa, p. 19–82.

GÁNDARA, Manuel. Metodología para el diagnóstico, monitoreo y evaluación de los efectos de la divulgación en sitios patrimoniales y museos: caso Xochicalco. Informe de campo, en archivo ENCRYM. México: ENCRyM, 2015.

KNUDSON, Douglas; CABLE, Ted; BECK, Larry. Interpretation of cultural and natural resources. State College: Venture, 1995.

LARSEN, David et al. Meaningful interpretation. Washington: Eastern National/National Park Service, 2011.

LASSWELL, Harold. The Structure and Function of Communication in Society. In: BRYSON, L. (Ed.). The communication of ideas. New York: Institute for Religious and Social Studies, 1948. p. 117.

MCLEAN, Kathleen. Planning for people in museum exhibitions. Washington, D.C.: Association of Science Technology Centers, 1993.

MOSCO, Alejandra. Metodología interpretativa para la formulación y desarrollo de guiones para exposiciones. Tesis de Maestría en Museología. México: ENCRYM, 2012.

PÉREZ, Leticia. Mapas de significado personal, En GANDARA, Manuel (Coord). Metodología para el diagnóstico, monitoreo y evaluación de los efectos de la divulgación en sitios patrimoniales y museos: caso xochicalco. Informe de Campo en Archivo. México: ENCRYM, 2016.

SAMIS, Peter; MICHAELSON, Mimi. Creating the visitor-centered museum. New York: Routledge, 2017.

SEBUGAL, Paulino. Divulgar, difundir, disminuir. Información Científica y Tecnológica, n. 18, p. 15-22, 1995.

SERRELL, Beverly. Exhibit labels: an interpretive approach. Maryland: Rowman et Littlefield, 2015.

TILDEN, Freeman. Interpreting our heritage. Chapel Hill: Univ. of North Carolina Press, 1977.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.