Banner Portal
Arte-texto: um inusitado mergulho por entre imagens, conceitos e experiências
PDF

Palavras-chave

Educação. Arte. Experiência

Como Citar

COSTA, Camilo Floriano Riani; LEITE, Cesar Donizetti Pereira. Arte-texto: um inusitado mergulho por entre imagens, conceitos e experiências. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 3, p. 680–699, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i3.8647476. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647476. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A arte tem ocupado um espaço crescente nas mais distintas discussões em torno da constituição do sujeito, quer seja pelo viés da experiência, quer seja pelo da subjetivação, entre muitos outros. A partir desse cenário, pautado pela potência de incontáveis linhas de fuga, existiria um percurso possível para dizer da arte, com arte, pela arte, sendo arte? Em uma divertida conversa com Deleuze, Guatarri, Foucault, Pessoa e tantos outros, o artigo - constituído integralmente por composições visuais - leva-nos a um espaço onde arte, humor e experiência passam a tecer novas nuances, texturas, interrogações…

https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8647476
PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

BENJAMIN, W. Textos escolhidos / Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed.34, 1996. v.3.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia. Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992. (Coleção Trans).

FOUCAULT, Michel. Sobre a genealogia da ética. Uma revisão do trabalho. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Para além do estuturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

GALLO, Sílvio. mínimo múltiplo comum. In: RIBETTO, Anelice (Org.). políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculas). Rio de Janeiro: Lamparina; Faperj, 2014.

GODINHO, Ana. Como desfazer para si próprio o seu rosto? Cadernos de Subjetividade, Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade/ Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica/PUC-SP, São Paulo, 2010.

GODINHO, Ana. Devir rosto e abrir pensamento. In: OLIVEIRA DIAS, Suzana; MARQUES, Davina; AMORIM, Antonio Carlos (Org.). Conexões: Deleuze e arte e ciência e acontecimento e… Petrópolis, RJ: De Petrus; Brasília, DF: CNPq/MCT; Campinas: ALB, 2012.

LEITE, César D.P. Experitempos de experinfância: re-cortes de montimagens de-formação. Tese (Livre-Docência). Departamento de Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, Rio Claro, 2011.

PESSOA, Fernando. Heróstrato e a busca da imortalidade. Portugal: Assírio & Alvim, 2000.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e Política. Rio de Janeiro: Editora 34, 2009.

RIANI, Camilo. Caricatas: arte-rosto-humor-experiência. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Universidade, Rio Claro, 2016. Orientador: Cesar Donizetti Pereira Leite.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.