Banner Portal
Vestibulares videogravados em libras entendendo esse processo pela via das professoras-coordenadoras
PDF

Palavras-chave

Educação superior. Vestibular. Tradução e interpretação. Educação de surdos. Educação especial.

Como Citar

ROCHA, L. R. M. da; LACERDA, C. B. F. de. Vestibulares videogravados em libras entendendo esse processo pela via das professoras-coordenadoras. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 4, p. 720–736, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i4.8646250. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646250. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

Ao longo das últimas décadas, o número de matrículas na educação superior tem crescido exponencialmente no Brasil; consequentemente, o número de pessoas com deficiência presentes nessa modalidade de ensino também tem crescido substancialmente, até mais do que as pessoas sem deficiência – proporcionalmente. Nesse contexto, a pergunta norteadora que moveu a investigação sobre a educação superior para surdos e, de forma mais estrita, sobre vestibulares videogravados em Libras, pode ser traduzida da seguinte forma: o que nos dizem as professoras-coordenadoras dos vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre a videogravação dessas provas? O objetivo principal é compreender aspectos do vestibular em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em suas nuanças, para além da leitura dos editais. Para alcançar tal objetivo, lançamos mão da pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva e entrevista semiestruturada. Todas as entrevistas foram traduzidas e categorizadas, identificando divergências e convergências presentes nos depoimentos. Os resultados nos mostram que a tradução do vestibular para a Libras é um processo oneroso, porém, é unânime entre as professoras-coordenadoras o posicionamento pela manutenção desse tipo de vestibular e sua expansão para provas em escalas maiores. 

https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646250
PDF

Referências

AFONSO, A. J.; ANTUNES, F. Educação, cidadania e competividade: questões em torno de uma nova agenda. Cad. Pesquisa. São Paulo, SP. n. 113, jul. 2001. Disponível em: https://goo.gl/jpsC4q. Acesso em: 29 jan.2015.

BRAGA, A. GASTALDO, É. Variações sobre o uso do Skype na pesquisa empírica em comunicação: apontamentos metodológicos. Revista Contracampo. Niterói, RJ. v. 24, n. 1, p. 04-18, 2012.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF. 26 jun. 2014. Seção I, p. 1. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 12 dez. 2014.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 07 jul. 2015. Seção I, p. 2. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 20 jul. 2015.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS). Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59. Disponível em: https://goo.gl/Gv7dXQ. Acesso em 28 ago. 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1994.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Demográfico. 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2014.

LACERDA, C. B. F. de. A escola inclusiva para surdos: refletindo sobre o intérprete de língua de sinais em sala de aula. 153 f. Roma, 2003. Relatório Científico de Pós-doutorado apresentado à FAPESP. Proc 01/10256-5. 2003.

LACERDA, C. B. F. de. Intérprete de Libras: em atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Porto Alegre, RS: Mediação/FAPESP, 2009.

LACERDA, C. B. F.de; ALBRES, N. A.; DRAGO, S. L. S. Política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Educ. Pesqui. São Paulo, SP. v. 39, n. 1, p. 65-80, Mar. 2013. Disponível em: https://goo.gl/ApRzbB. Acesso em: 02 nov. 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo da Educação Superior: 2013. Brasília, DF: MEC/Inep, 2013.

ROCHA, L. R. M. O que dizem surdos e gestores sobre vestibulares em Libras para ingresso em universidades federais. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal. 2015.

SATO, S. R. S. Concurso Vestibular: um dispositivo meritocrático de seleção para ingressar na Universidade Federal de Santa Catarina. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). Edital do Vestibular de 2014. Santa Maria, 2014. Disponível em: https://goo.gl/5yctqe. Acesso em: 07 mar. 2015.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.