Contribuições tecnológicas para elaboração de atlas escolar

  • Suely Franco Siqueira Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Lindon Fonseca Matias Universidade Estadual de Campinas
  • Eduardo Pereira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Palavras-chave: Educação. Tecnologia da informação.

Resumo

As tecnologias digitais estabeleceram um novo paradigma para elaboração e apresentação de atlas escolares, principalmente quanto a sua função no processo ensino-aprendizagem. Deste modo, se faz necessário conhecer os recursos que surgiram com o avanço tecnológico e como eles podem ser aproveitados para o desenvolvimento deste tipo de atlas. Este trabalho apresenta tecnologias relacionadas a atlas digitais e contribuições pedagógicas do framework Web2py e do API do Google Maps, na elaboração de atlas escolares. Com base na experiência da elaboração do “Atlas Ambiental da Cana-de-açúcar no Estado de São Paulo”, são aqui destacadas as contribuições que esses recursos podem oferecer no desenvolvimento de atlas e em especial os escolares. Espera-se com este artigo evidenciar que é possível aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis atualmente para elaborar esse tipo de material didático, que atenda às necessidades educacionais de hoje, bem como indicar um caminho metodológico na elaboração de novos atlas escolares.

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Biografia do Autor

Suely Franco Siqueira Lima, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Biologia e Pedagogia,especialista em Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica, mestrado em Ciências Ambientais e doutorado em Geografia. Tem experiência na área de geotecnologias com ênfase em Educação e Ciências Ambientais, atuando principalmente na formação de educadores.
Lindon Fonseca Matias, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação de Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Rio Claro (1990), mestrado em Geografia Humana (1996) e doutorado em Geografia Humana (2001) ambos pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Geografia. Exerceu cargos de Diretor Associado do Instituto de Geociências (IG), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Chefe do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência profissional (EMPLASA, ISA, IBAMA) e acadêmica (UnB, UEPG) na área de Geografia, com ênfase em Planejamento Urbano-Regional e Geoprocessamento. Coordena o grupo de pesquisa de Geotecnologias Aplicadas à Gestão do Território - GeoGet.
Eduardo Pereira, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

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Publicado
2017-10-06
Como Citar
Lima, S. F. S., Matias, L. F., & Pereira, E. (2017). Contribuições tecnológicas para elaboração de atlas escolar. ETD - Educação Temática Digital, 19(4), 737-758. https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646252

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