Notas sobre inclusão, escola e diferença

  • Norma Silvia Trindade de Lima Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Teresa Egler Mantoan Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Diferença. Inclusão. Escola. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

No Brasil, a inclusão escolar tem sido compreendida segundo concepções díspares. Algumas destas concepções contradizem o seu sentido e esvaziam a sua potência de transformação educacional. Nestas Notas, consideramos relevante adotar como eixo estruturante da educação inclusiva a diferença em si mesma, proposta por Gilles Deleuze. Trataremos inicialmente da crítica à representação clássica, destacando o entendimento desse autor. Na sequência, abordaremos o papel de uma escola para todos e seus processos educacionais, notadamente o ensinar e o aprender, a partir da diferença. Nossa intenção neste estudo é contribuir para forjar outras perspectivas de entendimentos e inspirar práticas pedagógicas que assegurem o direito à diferença, no contexto contemporâneo da educação escolar brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Silvia Trindade de Lima, Universidade Estadual de Campinas
Professora da Faculdade de Educação da Unicamp, Departamento de Ensino e Práticas Culturais - DEPRAC, Laboratório de Estudo e Pesquisa em Ensino e Diferença - LEPED.
Maria Teresa Egler Mantoan, Universidade Estadual de Campinas
Professora da Faculdade de Educação da Unicamp, Departamento de Ensino e Práticas Culturais - DEPRAC, Coordenadora do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Ensino e Diferença - LEPED

Referências

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34. 2a. edição, 2010.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2.ed. rev.atual., 2009.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do Sul. Coimbra/Portugal: Edições Almedina AS/CES, 2.ed., 2010.

SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Publicado
2017-10-06
Como Citar
Lima, N. S. T. de, & Mantoan, M. T. E. (2017). Notas sobre inclusão, escola e diferença. ETD - Educação Temática Digital, 19(4), 824-832. https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646274