Dossiê - Editorial: Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo

  • Valéria Cazetta Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-5921-6074
  • Ana Maria Hoepers Preve Universidade Estadual de Campinas
  • Cláudia Rodríguez-Ponga Linares Universidad Complutense de Madrid
Palavras-chave: Educação - Editorial

Resumo

Nesta proposta de dossiê é apresentado um conjunto de textos, nos quais seus/suas autores/as estão vinculados aos Grupos de Pesquisa em: Culturas Visuais e Experimentações Geográficas (Miragem – USP/EACH) e Geografias de Experiência (UDESC/SC), coordenados, respectivamente, pelas professoras Valéria Cazetta (da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP) e Ana Maria Hoepers Preve (da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED), vinculados à Rede Internacional de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação. Contamos também com a colaboração de Cláudia Rodriguez Ponga Linares (doutoranda em Poéticas Visuais da Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP), do grupo Miragem. Ademais, foram convidados também autores/as nacionais e internacionais, cujas pesquisas e escritos possuem aderência com o escopo dessa proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Cazetta, Universidade de São Paulo

Possui graduação em licenciatura em Geografia, mestrado e doutorado na mesma área. É professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo, orientando nos Programas de Pós-graduação em Estudos Culturais da EACH-USP, e Ensino e História de Ciências da Terra (IG-Unicamp), ambos mestrado acadêmico. Realizou estágio pós-doutoral em Didática da Geografia e Cartografia na Universidad Politécnica de Madrid, com bolsa de pesquisa Capes, e pós-doutorado em educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - bolsista PNPD/Capes (Programa Nacional de Pós-Doutorado). Trabalha na fronteira entre imagens (mapas, fotografias, tatuagens, imagens orbitais, desenhos e produção de narrativas audiovisuais) e educação, com a finalidade de compreender as subjetividades oriundas dos processos educativos contemporâneos.

Ana Maria Hoepers Preve, Universidade Estadual de Campinas
Graduação em Biologia e mestrado em Educação pela UFSC; doutorado em Educação pela UNICAMP na área de concentração Educação, conhecimento, linguagens e arte. Professora adjunta no Curso de Geografia e professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa Educação e Comunicação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desde o mestrado atuo em Educação, com ênfase na Formação de Professores e na prática de pesquisa com oficinas. No doutorado trabalhei com oficinas de educação em geografia e a noção de deslocamentos intensivos no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico em Florianópolis. Atualmente desenvolvo pesquisas, extensão e projetos de ensino que decorrem destes percursos anteriores e me colocam sempre em contato com a formação de educadores principalmente no curso de Geografia. 
Cláudia Rodríguez-Ponga Linares, Universidad Complutense de Madrid
É graduada em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha, e Mestre em curadoria por Goldsmiths College, University of London, e em teoria da arte pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente está desenvolvendo na Universidade de São Paulo sua pesquisa doutoral sobre relações entre arte e magia e a figura da bruxa como estereótipo de artista sob a orientação do Prof. Dr. Mário Celso Ramiro de Andrade, tendo achado no Brasil, e especificamente em São Paulo, o substrato certo para pensar o diálogo entre pensamento mágico e cultura contemporânea. Tem experiência na área de artes, tendo trabalhado na Galeria Pepe Cobo, Madrid, na Galeria Jaqueline Martins, São Paulo, e para diversas instituições culturais na área de produção e montagem de exposições.
Publicado
2016-11-17
Como Citar
Cazetta, V., Preve, A. M. H., & Rodríguez-Ponga Linares, C. (2016). Dossiê - Editorial: Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo. ETD - Educação Temática Digital, 18(4), 738-744. https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646421