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Imagens do mundo: das imagens-vestígio ao espaço eletronumérico
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Palavras-chave

História da tecnologia. Cinema. Cartografia. Globalização.

Como Citar

GIARRUSSO, Francesco. Imagens do mundo: das imagens-vestígio ao espaço eletronumérico. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 820–834, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i4.8646423. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646423. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Embora o cinematógrafo tenha surgido como prolongamento da lógica planimétrica, atualizando desta forma o modelo cartográfico do Atlas, o seu aparecimento veio concretizar o sonho – já contido em potência na lógica do mapa – de percorrer o mundo em linha reta, sem interrupções, suplantando qualquer restrição espácio-temporal. Trata-se de examinar a natureza bifronte do cinema, o seu estatuto de fronteira entre a conceção espacial própria do modelo de matriz geométrico-euclidiana e a implementação da lógica do globo, isto é, a passagem da tendência cartográfica do cinema à criação e proliferação da imagem eletronumérica através da qual, graças também à progressiva colonização da atmosfera, a Terra deixa de ser pensada como plana para adquirir a forma de uma rede de interseções e linhas. A lógica planimétrica, subjacente à imagem-vestígio, deixa de orientar o mundo. A globalização nega a geometria euclidiana, e a ubiquidade e instantaneidade, implementadas pela velocidade com que circula a imagem eletronumérica, causam a progressiva desespacialização da realidade, razão pela qual a imagem eletronumérica já não representa “o mundo que se faz imagem” mas “o imaginário que se torna mundo”, gerando inevitavelmente um novo horizonte experiencial.

https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646423
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