O corpo indigno

Autores

  • Rachele Borghi Universidade de Paris IV

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646439

Palavras-chave:

Geografia. Espaço. Corpo. Feminismo. Performance. Teoria queer.

Resumo

Abordarei neste texto os corpos, mais especificamente os corpos fora de norma, esses corpos que o olhar hétero-patriarcal sexista e capitalista considera como out of place, em particular do espaço público. Dos corpos que, evidentemente, é preciso colocar de lado, marginalizar, invisibilizar, excluir dos privilégios. Para fazer isso, eu vou lhes contar uma história. E porque sou feminista, vou partir de mim mesma. Eu gostaria de construir minha intervenção em torno da relação entre espaço, ordem social e dinâmicas de controle dos corpos, uma relação construída para manter os privilégios de sujeitos dominantes e o status quo social. Mas ao invés de me concentrar na denúncia de como a injustiça social foi construída também através do espaço e de seu uso e como cada um(a) de nós participa de forma mais ou menos consciente da legitimação ou da recusa das normas espaciais, vou me concentrar nas reações, nas ações e nas micropolíticas de enfrentamento, de desvio e de transbordamento do controle do corpo e da imposição de normas dominantes. Minha abordagem é a do transfeminismo queer, eu sou feminista, uma acadêmica feminista. Minhas pesquisas e meu trabalho como pesquisadora, isto é, o que eu vou propor são provenientes da epistemologia feminista que me ensinou que a divisão entre teoria e prática nos serve também para criar tipologias de conhecimento hierarquizado, deslegitimando tudo o que não se refere aos produtores de conhecimentos legítimos, com ferramentas consideradas “científicas”.

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Biografia do Autor

Rachele Borghi, Universidade de Paris IV

Professora do curso de Geografia da Universidade de Paris IV - Sorbonne, Paris.

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Publicado

2016-11-17

Como Citar

BORGHI, R. O corpo indigno. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 789–801, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i4.8646439. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646439. Acesso em: 30 nov. 2021.