Resumo
Este texto tem o propósito de trabalhar acerca de três temas: o cinema, o produções de imagens de crianças, a educação e a infância. Procuraremos estabelecer estas relações a partir de trabalhos de pesquisas que desenvolvemos com produção imagética e crianças do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Trabalharemos com alguns temas que emergem nesse estudo como: Tempo e Corpo. Nossa reflexão se pautará a partir de autores como Deleuze, Foucault e Rancière.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2005.
AGAMBEN, Giorgio. Profanaciones. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2005.
AGAMBEN, Giorgio. La potencia del pensamiento. Buenos Aires: Adriana Hildalgo, 2007.
BARROS, Manoel. O livro das pré-coisas. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2009.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, SP: Summus, 1984.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, SP: Summus, 1985.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: rua de mão única. São Paulo, SP: Brasiliense, 1995.
BRASIL, André. MODULAÇÃO/MONTAGEM: ensaio sobre biopolítica experiência estética. Tese de Doutorado. Programa de pós-graduação em comunicação – Faculdade de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.
DELEUZE, Gilles. A imagem tempo – Cinema 2. São Paulo, SP: Brasiliense, 2009
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo, SP: Perspectiva, 2003.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo SP: Graal, 2009.
FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. Curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. Curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em W. Benjamin. São Paulo, SP: Perspectiva, 1994.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1997.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Infância e pensamento. In: Guiraldelli Jr. P. Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez, 1997.
LEITE, César Donizetti Pereira. Labirinto: infância, linguagem e escola. Tese de Doutorado, Campinas, SP: Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2002.
MARRATI, Paola. Gilles Deleuze: cine y filosofía. Buenos Aires: Nueva Vision, 2003.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio de Janeiro, RJ: 34, 1995.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.