Banner Portal
Infâncias, olhares e montagens: experiências e pesquisas com crianças e educação
PDF

Palavras-chave

Educação. Cinema. Infância.

Como Citar

LEITE, César Donizetti Pereira; LEITE, Adriana Regina Isler Pereira; CHRISTOFOLETTI, Rafael. Infâncias, olhares e montagens: experiências e pesquisas com crianças e educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 338–359, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i2.8647544. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647544. Acesso em: 21 jun. 2024.

Resumo

Este texto tem o propósito de trabalhar acerca de três temas: o cinema, o produções de imagens de crianças, a educação e a infância. Procuraremos estabelecer estas relações a partir de trabalhos de pesquisas que desenvolvemos com produção imagética e crianças do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Trabalharemos com alguns temas que emergem nesse estudo como: Tempo e Corpo. Nossa reflexão se pautará a partir de autores como Deleuze, Foucault e Rancière.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8647544
PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2005.

AGAMBEN, Giorgio. Profanaciones. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2005.

AGAMBEN, Giorgio. La potencia del pensamiento. Buenos Aires: Adriana Hildalgo, 2007.

BARROS, Manoel. O livro das pré-coisas. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2009.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, SP: Summus, 1984.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, SP: Summus, 1985.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: rua de mão única. São Paulo, SP: Brasiliense, 1995.

BRASIL, André. MODULAÇÃO/MONTAGEM: ensaio sobre biopolítica experiência estética. Tese de Doutorado. Programa de pós-graduação em comunicação – Faculdade de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

DELEUZE, Gilles. A imagem tempo – Cinema 2. São Paulo, SP: Brasiliense, 2009

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo, SP: Perspectiva, 2003.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo SP: Graal, 2009.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. Curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. Curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em W. Benjamin. São Paulo, SP: Perspectiva, 1994.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1997.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Infância e pensamento. In: Guiraldelli Jr. P. Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez, 1997.

LEITE, César Donizetti Pereira. Labirinto: infância, linguagem e escola. Tese de Doutorado, Campinas, SP: Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2002.

MARRATI, Paola. Gilles Deleuze: cine y filosofía. Buenos Aires: Nueva Vision, 2003.

RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio de Janeiro, RJ: 34, 1995.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.