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“Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola
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Palavras-chave

Ocupações. Escola pública. Ciberdemocracia. Cuidado de si.

Como Citar

RATTO, Cleber Gibbon; GRESPAN, Carla Lisbôa; HADLER, Oriana Holsbach. “Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 99–118, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i1.8647733. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647733. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as ocupações das escolas estaduais pelos estudantes do Rio Grande do Sul que ocorreram nos meses de maio e junho de 2016. Tomamos como materialidade analítica a ocupação da Escola Estadual Normal 1º de Maio, localizada na zona norte de Porto Alegre, utilizando os conceitos “ciberdemocracia” de Pierre Lévy e “cuidado de si” de Michel Foucault e o pressuposto que estas mobilizações podem representar uma reativação do movimento estudantil e um novo uso do espaço público. As ocupações no Estado seguiram, em maior ou menor grau, as ocorridas em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, tanto nas reivindicações contra a privatização do ensino público, da limitação da prática docente ou/e na busca por melhorias de infraestrutura, quanto no formato de organização, um movimento autônomo, autogerido, onde os próprios estudantes realizam o trabalho necessário para o surgimento e consolidação da ocupação e na forma de mobilização através do uso de redes sociais virtuais. A mobilização através da ocupação potencializa o estar junto, visibilizando a necessidade da participação cotidiana para a construção da ação coletiva, através da reapropriação do espaço escolar, da horizontalidade nas interações, do protagonismo, das fruições culturais e do reconhecimento do outro.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647733
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