Banner Portal
v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?
(Des)ocupar é resistir?

Apresentação

1-2
Apresentação: Número 1/2017 e Número Especial
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8648455
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8648455

Editorial

3-5
(Des)ocupar é resistir?
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8648456
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8648456

Dossiê

Bruno Teixeira Paes, Isaac Pipano
6-25
Escolas de luta: cenas da política e educação
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647799
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647799
Luciano Nascimento Corsino, Dirce Djanira Pacheco e Zan
26-48
A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647751
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647751
Luciano Bedin da Costa, Manuella Mattos dos Santos
49-72
Espaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre: o apoio mútuo como base da inteligência coletiva
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647802
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647802
Ricardo Gonçalves Severo, Mario Augusto Correia San Segundo
73-98
OCUPATUDORS: socialização política entre jovens estudantes nas ocupações de escolas no Rio Grande do Sul
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647792
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647792
Cleber Gibbon Ratto, Carla Lisbôa Grespan, Oriana Holsbach Hadler
99-118
“Ocupa 1º de maio”: ciberdemocracia, cuidado de si e sociabilidade na escola
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647733
PDF PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647733
Andréa Villela Mafra da Silva, Keite Silva de Melo
119-140
#OCUPAISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do instituto superior de educação do Rio de Janeiro
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647817
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647817
Luís Antonio Groppo, Júnior Roberto Faria Trevisan, Lívia Furtado Borges, Andréa Marques Benetti
141-164
Ocupações no Sul de Minas: autogestão, formação política e diálogo intergeracional
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647616
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647616
Simone Fátima Flach, Anita Helena Schlesener
165-186
Análise de conjuntura sobre a ocupação de escolas no paraná a partir do pensamento de Antonio Gramsci
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647613
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647613

Artigos

Valdete Côco, Kallyne Kafuri Alves
187-209
Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil
https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635586
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635586
Marta Fernandes Garcia, Marcelo El Khouri Buzato, Cássio Ricardo Fares Riedo, Dirceu da Silva
210-233
Novos letramentos e docência na educação a distância
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8640578
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8640578
César Augusto Costa, Carlos Frederico Loureiro
234-257
O alcance teórico das categorias “exclusão e libertação” para a questão ambiental: uma leitura ancorada em Dussel e Freire
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8641259
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8641259
Hormindo Pereira Souza Junior, Daniel Handan Triginelli
258-282
Trabalho, política, formação e emancipação humana em Marx e Lukács.
https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8641638
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8641638
Benedito Gonçalves Eugênio, José Jackson Reis dos Santos, Janyne Barbosa Souza
283-304
Políticas para a implementação da lei 10639/03 em um município brasileiro: o discurso oficial e o discurso pedagógico
https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8643267
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8643267