Escolas de luta: cenas da política e educação

Autores

  • Bruno Teixeira Paes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Isaac Pipano Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647799

Palavras-chave:

Educação. Ocupações secundaristas. Políticas públicas. Narrativas audiovisuais. Manifestações sociais.

Resumo

Esse ensaio busca explorar a experiência das ocupações nas escolas secundaristas de São Paulo por meio de algumas das imagens produzidas pelos mesmos. Seguindo uma estrutura próxima da dinâmica dos planos fílmicos, nosso trabalho propõe uma articulação entre os discursos (visuais e narrativos) das ocupações compartilhadas nas redes sociais, por meio da análise das provocações que esses novos papéis desempenhados pelos secundaristas colocaram em relação à própria ideia de representação da escola, aluno e currículo. Ao pensarmos a prática educativa neste cenário de (re)organização provocado pela resposta do movimento dos secundaristas, remetemos tal experiência aos pensamentos de Jacques Ranciére (2012) e César Migliorin (2008), quando estes refletem sobre os encontros no “sensível”, oportunizados pelos diferentes espaços escolares. Em outro ponto, buscou-se o conceito de zona autônoma temporária apresentado por Hakim Bey (2004), para pensarmos este outro espaço em transformação de tempos, espaços, posturas, relações e corpos. Ao reconfigurar o espaço sensível das escolas, os estudantes vivenciam uma experiência (corpórea e intelectualmente) emancipatória, colocando a escola como um espaço de invenção. Por fim, nosso ensaio destaca a dimensão da resistência política e dos conflitos, que foram registrados e divulgados pelos secundaristas em meio a um cenário no qual o currículo da educação básica se aproxima a um ideal quantitativo voltado para o espetáculo dos dados. O que os secundaristas nos interrogam é uma abertura para suas demandas, uma chamada por escutas dentro das políticas públicas voltadas para a educação. 

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Biografia do Autor

Bruno Teixeira Paes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense - FEUFF. Doutorando em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FE-UFRJ.

Isaac Pipano, Universidade Federal Fluminense

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2017-03-11

Como Citar

Paes, B. T., & Pipano, I. (2017). Escolas de luta: cenas da política e educação. ETD - Educação Temática Digital, 19(1), 6–25. https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647799