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Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos
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Palavras-chave

Educação e emancipação. Prática pedagógica. Educação no Paraná.

Como Citar

CAMARGO, Tassia Lima de; CASTANHA, André Paulo. Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 98–117, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i1.8647796. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647796. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente texto é resultado de investigações sobre o processo de institucionalização e implantação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em Francisco Beltrão-PR entre 1990 e 2014. Para a realização da pesquisa utilizamos fontes documentais, bibliográficas e de entrevistas. Discorremos sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da PHC, em seguida realizamos uma análise das políticas educacionais do Paraná. Por fim discutiremos sobre a PHC na rede municipal de Francisco Beltrão, percebendo os distanciamentos e aproximações com essa pedagogia de caráter contra hegemônico. Por ser uma teoria revolucionária, percebemos que temos muito o que avançar para que a PHC passe de um objetivo proclamado nos documentos e se torne um objetivo real, para isso precisamos agir a partir de condições concretas tendo claro que a história se constrói mediada por ações humanas conscientes e coletivas sendo plenamente possível realizar uma outra educação voltada para emancipação da classe trabalhadora.

https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647796
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