Resumo
Este artigo apresenta os resultados parciais do projeto A Reorganização Escolar em Mapas, desenvolvido no Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) do Departamento de Geografia da USP, com objetivo de demonstrar a importância da análise espacial na compreensão das políticas educacionais, representando espacialidades e correlacionando fenômenos, processos que são primordiais para sustentar os argumentos que fundamentam a tomada de decisão e a defesa de uma educação pública de qualidade para todos. Apresentamos a discussão a partir de mapas da cidade de São Paulo a fim de demonstrar os limites dos principais argumentos expostos pela Secretaria de Educação na defesa da proposta, bem como discutir se a revalorização do espaço urbano seria um dos objetivos não-explícitos na reorganização. Em nossas considerações sinalizamos que o argumento do decréscimo demográfico defendido pelo governo não se sustenta, uma vez que tal fenômeno não se converte automaticamente em diminuição de matrículas. Inferimos que a reorganização daria continuidade à municipalização da rede estadual, iniciada em 1995, e tem relação direta com o processo de revalorização do espaço, por haver correlação entre o fechamento de escolas, os lançamentos imobiliários e as grandes obras de infraestrutura de mobilidade.
Referências
ADRIÃO, Theresa. Educação e produtividade: a reforma do ensino paulista e a desobrigação do Estado. São Paulo: Xamã, 2006
ADRIÃO, Theresa. Oferta do Ensino Fundamental em São Paulo: um novo modelo. Educação e Sociedade, vol. 29, n. 102, Campinas, jan./abr., 2008
CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Educação para o século XXI: o desafio da qualidade e da equidade. Brasília: INEP, 1999.
FRANCA, Gilberto Cunha. Urbanização e educação: da escola de bairro à escola de passagem. 2010. Tese (Doutorado em Geografia Humana). FFLCH, USP. São Paulo.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
KANE, Thomas; GORDON, Robert; STAIGER, Douglas. Identifying efective teachers using perfomance on the job. The Brookings Institution, 2006
NEUBAUER, Rose; SILVEIRA, Ghislaine Trigo. Gestão dos sistemas escolares: quais caminhos perseguir? São Paulo: IFHC, 2008.
PANTOJO, Bruno; SALOMÃO, Laudina de Andrade; CASTRO, Maria Nícia Pestana de; MARTINS, Marcelo. Escolas estaduais com uma única etapa de atendimento e seus reflexos no desempenho dos alunos. São Paulo: CIMA-SEE-SP, 2015.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.