Lawrence Kohlberg e os anos de chumbo

demandas por justiça e a procura pela moralidade pós-convencional

Autores

  • Eliasaf Rodrigues de Assis Centro Universitário Padre Anchieta
  • Kleber Tuxen Carneiro Universidade Federal de Lavras http://orcid.org/0000-0003-0826-6172
  • Maurício Bronzatto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Salto
  • Ricardo Leite de Camargo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647967

Palavras-chave:

Lawrence Kohlberg. Justiça. Moralidade pós-convencional. Anos de chumbo.

Resumo

Este ensaio dedica-se a compreender o caráter biográfico e o contexto social e histórico em que Lawrence Kohlberg (1927-1987) desenvolveu sua teoria cognitivo-desenvolvimentista sobre a moral, como ele mesmo a chamava. Discute, também, como as investigações que originaram a teoria moral kohlberguiana foram motivadas, em parte, por uma aguda procura pelo sentido de justiça. Essa busca por justiça era tanto pessoal quanto uma demanda por mudança social em escala global, contemporânea à sua vida e carreira acadêmica. Kohlberg aplicou suas descobertas à educação, concebendo a escola como um espaço privilegiado da busca por justiça e pela moralidade pós-convencional.

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Biografia do Autor

Eliasaf Rodrigues de Assis, Centro Universitário Padre Anchieta

Doutor em Educação Escolar. Atualmente é docente no Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta).

Kleber Tuxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação Escolar. Atualmente é docente na Universidade Federal de Lavras/MG (UFLA).

Maurício Bronzatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Salto

Doutor em Educação Escolar - Unesp/Araraquara

Ricardo Leite de Camargo, Universidade de São Paulo

Professor Livre Docente pela Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2018-01-15

Como Citar

ASSIS, E. R. de; CARNEIRO, K. T.; BRONZATTO, M.; CAMARGO, R. L. de. Lawrence Kohlberg e os anos de chumbo: demandas por justiça e a procura pela moralidade pós-convencional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 276–297, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i1.8647967. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647967. Acesso em: 28 out. 2021.