Interações Polissêmicas da Etnomatemática: uma visão geral

Autores

  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Daniel Clark Orey Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648365

Palavras-chave:

Etnociências. Etnomatemática. Etno-x. Interações. Polissemia.

Resumo

O inter-relacionamento de saberes locais com as diversas áreas de conhecimento é muito importante para que possamos obter informações mais precisas sobre um determinado campo de estudo. Para que tenhamos condições de abordar com clareza essas inter-relações, necessitamos compreender os conceitos específicos encontrados em grandes áreas do conhecimento acadêmico como as Ciências e a Matemática, que podem estar respaldadas por outros campos de pesquisas denominados etnociências e etnomatemática. Nesse artigo teórico, julgamos necessário discutir o surgimento de algumas terminologias importantes com relação a determinadas áreas de pesquisa denominadas etno-x, pautando-nos em um estudo bibliográfico que tem, como temática central, a tentativa de compreender a polissemia de significados para o termo etno para ressaltarmos o nosso objetivo principal que é avançarmos nos estudos e compreensões da etnomatemática como um programa de pesquisa e a sua relação polissêmica com outros campos do conhecimento.

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Biografia do Autor

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciatura Curta em Ciências com Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1993) na área de Administração Escolar, especialização em Educação Matemática pela PUC de Campinas (1999), mestrado em Educação Matemática, Currículo e Instrução pela California State University, em Sacramento (2000) e doutorado em Educação, Liderança Educacional na área de Gestão Educacional da Educação Básica, pela California State University, em Sacramento (2010).

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Education - The University of New México, Estados Unidos (UNM) - Albuquerque, NM – EUA. Professor Adjunto - CEAD - Centro de Educação Aberta e a Distância - Universidade Federal de Ouro Preto, (UFOP – CEAD) - Campus Universitário Morro do Cruzeiro - Ouro Preto, MG – Brasil.

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Publicado

2017-07-04

Como Citar

Rosa, M., & Orey, D. C. (2017). Interações Polissêmicas da Etnomatemática: uma visão geral. ETD - Educação Temática Digital, 19(3), 589–621. https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648365