Banner Portal
Provocações Polissêmicas da Negociação Fronteiriça
PDF (English)

Palavras-chave

Etnomatemática. Tradução. Vale do estranhamento. Carnaval. Pedagogia de fronteira. Educação matemática.

Como Citar

STATHOPOULOU, Charoula; APPELBAUM, Peter. Provocações Polissêmicas da Negociação Fronteiriça. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 3, p. 736–760, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i3.8648372. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648372. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Considerando a Etnomatemática "como um caminho para uma educação renovada" e em conjunto com outras ideias curriculares, discutimos e exploramos o conhecimento matemático em diferentes contextos e a comunicação/tradução entre eles. Fronteiras permeáveis da educação matemática forçam a tradução que raramente é visível para os envolvidos: jovens alunos que passam da escola para casa e para várias comunidades; professores que tentam traduzir o discurso matemático em culturas escolares para que possam acomodar as múltiplas linguagens de vida e de aprendizagem. Por um lado, podemos dizer que o currículo é a tradução cultural (MOON, 2012). Por outro lado, podemos provocar a tradução como uma oportunidade por meio da concepção de Hannah Arendt de que a tradução é uma ruptura que cria um momento de aprendizagem potencial (APPELBAUM, 2013). Para apoiar a nossa perspectiva, utilizamos exemplos provenientes da pesquisa etnomatemática: estudos etnográficos da prática tradicional de Xysta (Ilha de Quíos, Grécia) e de jovens Roma, aprendizes de matemática, na Grécia (STATHOPOOULOU, 2005). Através destes exemplos, exploramos as possibilidades de tornar explícitas as relações de poder, de autoridade e de conflitos culturais da vida e da matemática escolar para as crianças que são convidadas a realizar as traduções. Fazemos isso como uma provocação para a ação: Em vez de um currículo de matemática escolar que tenta facilitar os processos de tradução para os alunos, buscamos um currículo que reconheça os fundos de conhecimento que as crianças trazem para a compreensão da tradução cultural. A tradução é tanto a ruptura que torna o aprendizado possível como uma pedagogia da fronteira e como o lugar do carnaval em um vale estranho que ressoa com possibilidade.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648372
PDF (English)

Referências

APPELBAUM, Peter Michael. Carnival of the uncanny. In MALEWSKI, Erik; JARAMILLO, Nathalia. Epistemologies of ignorance and studies of limits in education. Charlotte, NC: Information Age Pub., 2011. p. 221-239.

APPELBAUM, Peter Michael. Multicultural and diversity education: a reference handbook. Santa Barbara, CA: ABC-CLIO, 2002.

BASU, Sreyashi Jhumki; BARTON, Angela Calabrese. Developing a sustained interest in science among urban minority youth. Journal of Research in Science Teaching, v. 44, n. 3, p. 466-489, 2007.

BAKHTIN, Mikhail Mikhaĭlovich. Rabelais and his world. Translated by Hélène Isowlsky. Bloomington, IN: Indiana University Press, 1984.

BARTON, Angela Calabrese; TAN, Edna. Funds of knowledge and discourses and hybrid space. Journal of Research in Science Teaching, v. 46, n. 1, p. 50-73, 2009.

LE ROY LADURIE, Emmanuel. Le carnaval de romans. De la Chandeleur au Mercredi des Cendres. 1579-1580. New York, NY: George Braziller, 1979.

BLOCK, Alan A. I'm only bleeding: education as the practice of social violence against children. Volume 10. New York, NY: Peter Lang Pub Incorporated, 1997.

BORBA, Marcelo C. Ethnomathematics and education. For the learning of mathematics, v. 10, n. 1, p. 39-43, 1990.

BRUCE, Anne; FENG, Franc; SUMIKO, Nishizawaumiko; PALULIS, Pat; RUSSEL, David Bruce, WORTHING, Craig. Provoking signs: un/canny moments as curriculum theorizing. Educational Insights, v. 8, n. 2, p. 1-20, 2003.

BRYANT, Dave. The uncanny valley: why are monster-movie zombies so horrifying and talking animals so fascinating. Witten Nonfiction, 2006. Retrieved from: http://www.arclight.net /~pdb/nonfiction/uncanny-valley.html.

CHICAGO CULTURAL STUDIES GROUP. Critical multiculturalism. Critical Inquiry, v. 18, n. 3, p. 530-55, 1992.

CLIFFORD, James. The predicament of culture: twentieth century ethnography, literature and art. Cambridge, MA, Harvard University Press, 1988.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, v. 5, n. 1, p. 44-48, 1985.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics: link between traditions and modernity. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2006.

Davis, Natalie Zemon. Society and culture in early modern France: eight essays. Stanford, CA: Stanford University Press, 1975.

ESTRADA, Bernardo. The border pedagogy initiative: an opportunity for growth and transformation. Hispanic Outlook, p. 34-36, 2006.

FOUCAULT, Michel. The history of sexuality: an introduction. Volume I. Translated by Robert Hurley. New York, NY: Vintage, 1990.

GARZA, Elizabeth. Becoming a border pedagogy educator: rooting practice in paradox. Multicultural Education, v. 15, n. 1, p. 2-7, 2007.

GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures: selected essays. New York, NY: Basic Books, 1973.

GERDES, Paulus. Reflections on ethnomathematics. For the Learning of Mathematics, v. 14, n. 2, p. 19-22, 1994.

KANPOL, Barry; MCLAREN, Peter. Critical multiculturalism: uncommon voices in a common struggle. London, England: Bergin & Garvey, 1995.

KOO MOON, Hyoung, KWON CHOI, Byoung; SHIK JUNG, Jae. Previous international experience, cross-cultural training, and expatriates' cross-cultural adjustment: effects of cultural intelligence and goal orientation. Human Resource Development Quarterly, v. 23, n. 3, p. 285-330, 2012.

LORDE, Audre. Good mirrors are not cheap. In Lorde, Audre (Ed.). Undersong: chosen poems old and new (pp. 85). New York, NY: Norton, 1992.

MALEWSKI, Erik; SHARMA, Suniti. Response to Bernadette M. Baker: the unstudied and understudied in curriculum studies. In MALEWSKI, Erik (Ed.). Curriculum studies handbook: the next moment. New York, NY: Sage, 2009. pp. 365-373.

MOON, Seungho. Cultural translation: curricular Discourse with/in internacionalization of curriculum studies. TCI - Transnational Curriculum Inquiry, v. 9, n. 1, p. 1-19, 2012.

MORI, Masahiro, MACDORMAN, Karl F.; KAGEKI, Norri. The uncanny valley [from the field]. IEEE Robotics & Automation Magazine, v. 19. n. 2. p. 98-100, 2012.

NOULA, Ioanna; COWAN Steven; GOVARIS, Christos. Democratic governance for inclusion: a case study of a Greek primary school welcoming Roma pupils. British Journal of Educational Studies, v. 63, n. 1, p. 47-66, 2015.

NOVEMBER, Alan. Who owns the learning? Preparing students for success in the digital age. Bloomington, IN: Solution Tree Press, 2012.

ROSA Milton; OREY, Daniel C. Ethnomathematics: cultural assertions and challenges towards pedagogical action. Journal of Mathematics and Culture, v. 1, n. 1, p. 57-78, 2006.

ROSA, Milton; OREY, Daniel C. Three approaches in the research field of ethnomodeling: emic (local), etic (global), and dialogical (glocal)/Três abordagens no campo de pesquisa da etnomodelagem: êmica (local), ética (global) e dialógica (glocal). Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 8, n. 2, p. 364-380, 2015.

SCHEPER-HUGHES, Nancy. Death without weeping: the violence of everyday life in Brazil. Berkeley, CA: University of California Press, 1992.

SCHWARTZ, Elaine. Essay Review: crossing borders/shifting paradigms: multiculturalism and children's literature. Harvard Educational Review, v. 65, n. 4, p. 634-651, 1995.

STATHOPOULOU, Charoula. Exploring informal mathematics of craftsmen in the designing tradition of ‘Xysta'at Pyrgi of Chios. For the Learning of Mathematics, v. 26, n. 3, p. 9-14, 2006.

STATHOPOULOU, Charoula. Traditional patterns in Pyrgi of Chios: mathematics and community. Nexus Network Journal, p. 103-117, 2007.

STATHOPOULOU, Charoula. Ethnomathematics: exploring the cultural dimension of mathematics and of mathematics education. Athens, Greece: Atrapos, (2005).

STATHOPOULOU, Charoula; KOTARINO, Panagiota; APPELBAUM, Peter. Ethnomathematical research and drama in education techniques: developing a dialogue in a geometry class of 10th grade students. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 8, n. 2, p. 105-135, 2015.

TURNER, Victor. Liminality and communitas. In Victor Turner (Ed.). The ritual process: structure and anti-structure. Chicago, IL: Aldine, 1969. Pp. 125-130.

VAN GENNEP, Arnold. The rites of passage. Translated by Monika B. Vizedom and Gabrielle L. Caffee. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1960.

Zaslavsky, Claudia. Africa Counts and ethnomathematics. For the Learning of Mathematics, v. 14, n. 2, p. 3-8, 1994.

YAO, Steven G. The unheimlich maneuver or the gap, the gradient, and the spaces of comparison. Comparative Literature, v. 57, n. 3, p. 246-255, 2005.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.