Resumo
Esse artigo tem o objetivo de apresentar concepções sobre ambientalização curricular de gestores e professores coordenadores de cursos de graduação de uma Universidade comunitária do interior de Santa Catarina. A abordagem metodológica desse estudo caracterizou - se pelo enfoque quanti-qualitativo que articulou pesquisa-ação participante (THIOLLENT, 2008; HAGUETTE, 2003), técnicas de análise documental e de análise de conteúdo (BARDIN, 2008; FRANCO, 2008). Para análise documental contou - se com o software MAXQDA 12 para análise quantitativa dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) e Planos de Ensino (PE) dos cursos que apresentassem três ou mais Indícios de Ambientalização. Foram entrevistados gestores, coordenadores de curso e professores das disciplinas dos cursos que apresentaram os indícios acima citados. Dessas entrevistas emergiram a concepção de ambientalizalização de um grupo de 10 entrevistados.Referências
ARRUDA, MP; ANDRADE; ICF; PORTAL, LLF Educação para inteireza: um caminho para a reforma da educação e do pensamento. Revista Impulso, v. 26, n. 65 (2016) Disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/2427 site visitado em 9/4/2017.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2008.
BRASIL. Decreto-lei n. 9795, de 27 de abril de 1999. Dispões sobre a Educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambienta e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1999.
CALLONI, Humberto. Os sentidos da interdisciplinaridade. Pelotas: Seiva, 2006a.
CAPRA, Frijof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
CARVALHO, I. C. M. e TONIOL, Rodrigo. Ambientalização, cultura e educação: diálogos, traduções e inteligibilidades possíveis desde um estudo antropológico da educação ambiental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. especial, setembro de 2010,PP.28-39.
FIGUEIREDO, M. L. (COORD. Geral) Projeto de Pesquisa: Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídios às Políticas Institucionais em Santa Catarina – Chamada Pública FAPESC nº 01/2014. Florianópolis, 2014.
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de Conteúdo. Brasília: Liber livro editora, 2008.
GUERRA, A. F. S.; FIGUEIREDO, M. L. . Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas. Educar em Revista (Impresso), v. 3, p. 109-126, 2014.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na Sociologia. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar e as razões da Filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
JUNYENT, M.; GELI, A.M. E E. ARBAT (2003). Ambientalización curricular de los estudios superiores: Proceso de Caracterización de la Ambientalización Curricular de los Estudios Superiores 2. Girona: Diversitas.
KITZMANN, D. Ambientalização de Espaços Educativos: aproximações metodológicas. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 18, p. 553-574, 2007.
MARCOMIM, F. E; SILVA, A. D. V. A sustentável leveza da universidade. In: GUERRA, A. F. S.; FIGUEIREDO, M. L. (Org.). Sustentabilidades em diálogos. Itajaí: Univali, 2010. p. 171-189.
MAXQDA [computer software] (2007). Marburg, Germany: VERBI Software. Consult. Sozialforschung. GmbH.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
MORIN, E.; KERN, A. Terra Pátria. 5ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1998.
OLIVEIRA, H.T. e FREITAS, D. Uma reflexão sobre o valor do trabalho desenvolvido pela REDE ACES no período de sua implementação. In: GELI, A. M.; JUNYENT M.; SÁNCHEZ, S. (Org.). Ambientalización Curricular de los Estudios Superiores. 4 – Acciones de Intervención y labance final del proyecto de Amientalización Curricular de los Estudios Superiores. Girona: UdG, 2004, v. 4, p. 305-319.
RIBEIRO, VC; VARELA, S Acessibilidade nas calçadas urbanas de uma cidade da serra catarinense in Revista GEPESVIDA, V1, Nº 2, 2015 disponível em http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/61/36 site visitado 9/4/2017
ROSALEM, Bruna Monize; BAROLLI, Elisabeth. Ambientalização curricular na formação inicial de professores: o curso de pedagogia da Fe-unicamp. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 5, n. 1, p. 26-36, 2010.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.
WILBER, K. Uma teoria de tudo: uma visão integral para os negócios, a política, a ciência e a espiritualidade. São Paulo: Cultrix, Amaná-Key, 2007.
WILBER, K. Psicologia Integral: consciência, espírito, psicologia, terapia. São Paulo: Cultrix, 2011.
WILBER, Ken; PATTEN, Terry; LEONARD Adam.; MORELLI, Marco. A Prática de Vida Integral: um guia do século XXI para saúde física, equilíbrio emocional, clareza mental e despertar espiritual. São Paulo: Cultrix, 2011.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.