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Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico
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Palavras-chave

Ambientalização curricular. Educação ambiental. Pensamento sistêmico.

Como Citar

LIMA, Lucia Ceccato de; ANDRADE, Izabel Cristina Feijo de; ARRUDA, Marina Patricio de; PISSETTI, Schayla Letyelle Costa. Concepções sobre ambientalização curricular: o desafio do pensamento sistêmico. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 193–209, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i1.8648818. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648818. Acesso em: 12 dez. 2024.

Resumo

Esse artigo tem o objetivo de apresentar concepções sobre ambientalização curricular de gestores e professores coordenadores de cursos de graduação de uma Universidade comunitária do interior de Santa Catarina. A abordagem metodológica desse estudo caracterizou - se pelo enfoque quanti-qualitativo que articulou pesquisa-ação participante (THIOLLENT, 2008; HAGUETTE, 2003), técnicas de análise documental e de análise de conteúdo (BARDIN, 2008; FRANCO, 2008). Para análise documental contou - se com o software MAXQDA 12 para análise quantitativa dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC) e Planos de Ensino (PE) dos cursos  que apresentassem três ou mais Indícios de Ambientalização.  Foram entrevistados gestores, coordenadores de curso e professores das disciplinas dos cursos que apresentaram os indícios acima citados. Dessas entrevistas emergiram a concepção de ambientalizalização de um grupo de 10 entrevistados.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8648818
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Referências

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