Resumo
O Dossiê Formação de Professores e Psicanálise conjuga dez artigos substanciais, dos quais, sete assinados por pesquisadores brasileiros de referência (UFRGS, UFMG, USP, UFF, UFJF e UFOP) e três por pesquisadores estrangeiros com reconhecida inserção no tema (Paris 8, Paris 10/Cergy-Pontoise e UdelaR, Uruguai).
Referências
FREUD, Sigmund. Prefácio a Juventude Desorientada, de Aichhorn [1925]. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LACAN, Jacques. O seminário: livro 5. As formações do inconsciente [1957-58]. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
LACAN, Jacques. O seminário: Livro 10. A angústia [1962-63]. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
LACAN, Jacques. O Triunfo da Religião, Precedido de Discurso aos Católicos [1974]. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
LAURENT, Eric. A sociedade do sintoma. Rio de Janeiro: Contracapa, 2007.
PEREIRA, Marcelo Ricardo. O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: Fino Traço/Fapemig, 2016.
PERRENOUD, Phillippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PONNOU, Sébastien. Le travail social à l’épreuve de la clinique psychanalytique. Paris: L’Harmattan, 2016.
SAFATLE, Vladimir; MANZI, Ronaldo (Org). A filosofia após Freud. São Paulo: Humanitas, 2008.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.