Formação de professores, educação e psicanálise

uma introdução

Autores

  • Carla Karnoppi Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Ricardo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-0977-9124
  • Simone Zanon Mosche Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8649597

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação, Psicanálise.

Resumo

O Dossiê Formação de Professores e Psicanálise conjuga dez artigos substanciais, dos quais, sete assinados por pesquisadores brasileiros de referência (UFRGS, UFMG, USP, UFF, UFJF e UFOP) e três por pesquisadores estrangeiros com reconhecida inserção no tema (Paris 8, Paris 10/Cergy-Pontoise e UdelaR, Uruguai).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Karnoppi Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente o Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Ricardo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação - Universidade de São Paulo. Professor associado - Faculdade de Educação -  Universidade Federal de Minas Gerais.

Simone Zanon Mosche, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Direito - Universidade Autónoma de Lisboa. Professora do Programa de Pós-Graduação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Psicanálise - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

FREUD, Sigmund. Prefácio a Juventude Desorientada, de Aichhorn [1925]. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LACAN, Jacques. O seminário: livro 5. As formações do inconsciente [1957-58]. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

LACAN, Jacques. O seminário: Livro 10. A angústia [1962-63]. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

LACAN, Jacques. O Triunfo da Religião, Precedido de Discurso aos Católicos [1974]. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

LAURENT, Eric. A sociedade do sintoma. Rio de Janeiro: Contracapa, 2007.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: Fino Traço/Fapemig, 2016.

PERRENOUD, Phillippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

PONNOU, Sébastien. Le travail social à l’épreuve de la clinique psychanalytique. Paris: L’Harmattan, 2016.

SAFATLE, Vladimir; MANZI, Ronaldo (Org). A filosofia após Freud. São Paulo: Humanitas, 2008.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

VASQUES, C. K.; PEREIRA, M. R.; MOSCHE, S. Z. Formação de professores, educação e psicanálise: uma introdução. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 288–296, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i2.8649597. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649597. Acesso em: 4 dez. 2021.