Resumo
O artigo parte de um projeto de formação inventiva de professores apoiado nos trabalhos de Gilles Deleuze. Tal característica permite distanciar esse projeto de abordagens outras, recognitivas e capacitadoras, aproximando-o, outrossim, do tema da invenção. Para fortalecer esse modo de pensamento e ação, Proust e os signos, livro de Deleuze, é trazido centralmente à cena, dando ênfase à correlação entre encontro, signo e pensamento. Narrativas e trechos dos diários de campo de alguns participantes do projeto são apresentados, no intuito de ligar o acaso do encontro (que força a pensar) e a necessidade do pensamento (que só ocorre se a tanto forçado). A efetiva vinculação entre universidade e escola básica é também enfatizada, com vistas à construção de perspectivas problematizadoras da formação de professores, indispensáveis no presente, um tempo de ‘escola sem...’.Referências
CASTELO BRANCO, Guilherme. Agonística e palavra. Revista de Filosofia Aurora. Dossiê Parrhesia, v.23, n. 32, jan. /jun. 2011, p. 145-155. Disponível em: http://www2pucpr.br/reol/index.php/RF?dd1=305. Acesso em: 01 jun. 2017.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. Péricles e Verdi: a filosofia de François Châtelet. Rio de Janeiro: Pazulin, 1999.
DELEUZE, Gilles. L’abécédaire Gilles Deleuze. Paris: Éditións Montparnasse, 1997. I Videocassete. Sublinhado em português pelo MEC, TV Escola.
DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo? In: DELEUZE, G. O mistério de Ariana. Lisboa: Vega, 1996, p. 83-96.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas cognitivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. 7.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1994.
FOUCAULT, Michel. Conversa com Michel Foucault. In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos VI: repensar a política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. P. 289-347.
ORSO, Paulino José. Reestruturação curricular no caminho inverso ao do ideário do Escola sem partido. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017, p. 133-144.
ROLNIK, Suely. Despedir-se do absoluto. Cadernos de Subjetividade. São Paulo: PUC- SP, n.esp., p. 245-256, jun., 1996.
SCHÉRER, René. Aprender com Deleuze. Educação e Sociedade, Campinas, v.6, n.93, p. 1183-1194, set. /dez., 2005.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.