Banner Portal
v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação
Aberturas e desmoronamentos na Educação

Editorial

862-863
Aberturas e desmoronamentos na educação
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8653589
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8653589

Artigos

Aurenéa Maria de Oliveira, Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Maria Amanda Micaely Pinheiro da Silva
864-886
Questões de gênero, sexualidade e laicidade no ensino público tendo como eixo de debate a disciplina de ensino religioso em escolas de Recife
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8647418
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8647418
Carolina Costa Cavalcanti, Andrea Filatro, William Andrew Presada
887-904
Gamification design for tutor education in an online course
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8648223
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8648223
Elisangela Alves da Silva Scaff, Marli dos Santos de Oliveira, Simone Estigarribia de Lima
905-923
O planejamento educacional frente às fragilidades do processo democrático brasileiro
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649255
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649255
Gabriela de Campos Tebet, Anete Abramowicz
924-946
Estudos de bebês: linhas e perspectivas de um campo em construção
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649692
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649692
Rosimeri de Oliveira Dias, Maria Elizabeth Barros de Barros, Heliana Conde de Barros Rodrigues
947-962
A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649718
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649718
Maria Idalina Krause de Campos, Fabiane Olegário, Sandra Mara Corazza
963-978
Escrileituras tradutórias: reinvenção empírica do arquivo
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649842
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649842
Carla Barbisan, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
979-996
Categorias de narrativas: principais usos em pesquisas e formação de pedagogas
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649944
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649944
Marcos Francisco Martins
997-1017
"Tradução" da escola unitária de Gramsci pela pedagogia histórico-crítica de Saviani
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649915
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649915
Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci
1018-1035
Entre o professor público e o pensador privado: a figura do mestre em Deleuze
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650025
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650025
Messias Furtado Silva, Odete Pacubi Baierl Teixeira
1036-1058
Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650072
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650072
José Aloyseo Bzuneck
1059-1075
Emoções acadêmicas, autorregulação e seu impacto sobre motivação e aprendizagem
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650251
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650251
Djair Lázaro de Almeida, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
1076-1095
A escrita de surdos em ambiente internacional de aprendizagem mediado pela LIBRAS
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650291
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650291
Luiz Felipe Zago, Bianca Salazar Guizzo, Evelyn Santos Pereira
1096-1116
Pedagoselfies: os significados do corpo e da imagem na produção de autorretratos entre jovens meninas
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650314
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650314
Daniele dos Anjos Schmitz, Ana Cláudia Oliveira Pavão
1117-1137
Democratização da informação e do conhecimento por meio da acessibilidade em documentos digitais
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650361
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650361

Revisão de Literatura

Ricardo Luiz Aoki, Patricia Jantsch Fiuza, Robson Rodrigues Lemos
1138-1160
Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649913
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649913