Democratização da informação e do conhecimento por meio da acessibilidade em documentos digitais

  • Daniele dos Anjos Schmitz Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Cláudia Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Democratização. Acessibilidade. Acesso à informação.

Resumo

A garantia de acesso de pessoas com deficiência no ensino superior está prevista em lei. No entanto, preocupa-se com a efetiva participação dos estudantes nos diferentes aspectos da vida acadêmica, assim como, com a conclusão dos seus estudos. Então, para apoiar esse processo de inclusão, considerando a acessibilidade digital, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa, que mostra os dados de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) e o desenvolvimento de um manual de orientações para criação de documentos digitais acessíveis em editores de texto. Para a realização deste estudo o referencial teórico traz informações relacionadas à acessibilidade, democratização da informação e do conhecimento, bem como diretrizes e recomendações de acessibilidade. A abordagem metodológica envolveu pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e do tipo estudo de caso do contexto da investigação. Os resultados apontaram que o manual é uma forma de contribuir com os servidores da universidade no processo de criação de documentos digitais acessíveis, atingindo-se assim os objetivos da pesquisa.

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Biografia do Autor

Daniele dos Anjos Schmitz, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado Profissional Tecnologias Educacionais em Rede - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria, RS - Brasil. Pedagoga da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Alegrete, RS - Brasil.

Ana Cláudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) -  Porto Alegre, RS, Brasil. Professora Associada - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria, RS - Brasil. 

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Publicado
2018-10-14
Como Citar
Schmitz, D. dos A., & Pavão, A. C. O. (2018). Democratização da informação e do conhecimento por meio da acessibilidade em documentos digitais. ETD - Educação Temática Digital, 20(4), 1117-1137. https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650361