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Democratização da informação e do conhecimento por meio da acessibilidade em documentos digitais
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Palavras-chave

Democratização. Acessibilidade. Acesso à informação.

Como Citar

SCHMITZ, Daniele dos Anjos; PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira. Democratização da informação e do conhecimento por meio da acessibilidade em documentos digitais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 4, p. 1117–1137, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i4.8650361. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650361. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A garantia de acesso de pessoas com deficiência no ensino superior está prevista em lei. No entanto, preocupa-se com a efetiva participação dos estudantes nos diferentes aspectos da vida acadêmica, assim como, com a conclusão dos seus estudos. Então, para apoiar esse processo de inclusão, considerando a acessibilidade digital, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa, que mostra os dados de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) e o desenvolvimento de um manual de orientações para criação de documentos digitais acessíveis em editores de texto. Para a realização deste estudo o referencial teórico traz informações relacionadas à acessibilidade, democratização da informação e do conhecimento, bem como diretrizes e recomendações de acessibilidade. A abordagem metodológica envolveu pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e do tipo estudo de caso do contexto da investigação. Os resultados apontaram que o manual é uma forma de contribuir com os servidores da universidade no processo de criação de documentos digitais acessíveis, atingindo-se assim os objetivos da pesquisa.

https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650361
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