Banner Portal
Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura
PDF

Palavras-chave

Narrativa digital. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Jogos digitais.

Como Citar

AOKI, Ricardo Luiz; FIUZA, Patricia Jantsch; LEMOS, Robson Rodrigues. Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 4, p. 1138–1160, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i4.8649913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649913. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A utilização de jogos digitais como suporte aos processos de ensino e aprendizagem tem sido um campo de pesquisas em amplo desenvolvimento. E o estudo das Narrativas Digitais é parte fundamental do entendimento de como os jogos digitais atuam nos processos cognitivos dos estudantes. Este artigo é resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura que possibilitou uma meta-análise de 28 estudos que apresentam correlação da utilização da teoria de Narrativas Digitais com a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Conclui-se que estudos futuros respondam como a Narrativa Digital aplicada em jogos digitais educativos inferem na reflexão do sujeito e possam contribuir para que o mesmo obtenha o aprendizado de forma eficaz.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649913
PDF

Referências

ALVES, Lynn Rosalina Gama. Games e educação - a construção de novos significados. Revista portuguesa de pedagogia, n. 42-2, p. 225-236, 2008.

AUGUSTIN, Thomas et al. The simplified updating rule in the formalization of digital educational games. Journal Of Computational Science, [s.l.], v. 4, n. 4, p.293-303, jul. 2013. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jocs.2012.08.020.

BELL, K.R. Online 3.0 - The rise of the gamer educator the potential role of gamification in online education. 2014. 166. (Order No. 3635727) - University of Pennsylvania, Ann Arbor, 2014.

BELLOTTI, Francesco; BERTA, Riccardo; GLORIA, Alessandro de. Designing Effective Serious Games: Opportunities and Challenges for Research. International Journal Of Emerging Technologies In Learning (ijet), [s.l.], v. 5, n. 3, p.22-35, 24 nov. 2010. International Association of Online Engineering (IAOE). http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v5s3.1500.

BORDINI, Rogério Augusto. Formação de Professores e Tecnologia Digital: Um Estudo Sobre a Utilização do Jogo Musikinésia na Educação Musical. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

BROM, Cyril; SISLER, Vít; SLAVÍK, Radovan. Implementing digital game-based learning in schools: augmented learning environment of ‘Europe 2045’. Multimedia Systems, [s.l.], v. 16, n. 1, p.23-41, 21 nov. 2009. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1007/s00530-009-0174-0. Disponível em: http://link-springercom.ez46.periodicos.capes.gov.br/article/10.1007/s00530-009-0174-0. Acesso em: 28 out. 2016.

COELHO, Patricia Margarida Farias; COSTA, Marcos Rogério Martins. Uma ferramenta digital que faz games educativos: o contexto brasileiro de ensino e aprendizagem. Ried, [s.l.], v. 19, n. 2, p.53-70, 17 mar. 2016. UNED - Universidad Nacional de Educacion a Distancia. http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.2.14758.

DOMÍNGUEZ, Arturo Hernández et al. Um jogo digital baseado no construcionismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, [s.l.], v. 23, n. 02, p.175-189, 8 nov. 2015. Comissão Especial de Informática na Educação. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.175.

FERGUSON, T. L. K. Mathematics achievement with digital game-based learning in high school Algebra 1 classes. 2014. 91. (Order No. 3613196) - Liberty University, Ann Arbor, 2014.

FREIRE, Patrícia de Sá. Aumente a Qualidade e Quantidade de Suas Publicações Científicas: Manual para elaboração de projetos e artigos científicos. Curitiba: Crv, 2013.

FOOKS, L. R. Gaming to learn: Learning styles and game strategies for online mathematics success. 2014. 142. (Order No. 3613847) - Capella University, Ann Arbor, 2014.

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [s.l.], v. 23, n. 1, p.183-184, mar. 2014. Instituto Evandro Chagas. http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742014000100018. Disponível em: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v23n1/v23n1a18.pdf. Acesso em: 17 nov. 2016.

GÖBEL, Stefan; MEHM, Florian. Personalized, Adaptive Digital Educational Games using Narrative Game-Based Learning Objects. In: BREDL, Klaus; BÖSCHE, Wolfgang. Serious games and virtual worlds in education, professional development, and healthcare. Karlsruhe: Igi Global, 2013. p. 74-84.

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 20, n. 1, p. 395-411, 2014.

GUERREIRO, Manoel Augusto da Silva. Os efeitos do Game Design no processo de criação de jogos digitais utilizados no ensino de Química e Ciências: o que devemos considerar?. 2015. 297 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/126484.

HARROLD, D.J. Game on: A qualitative case study on the effects of gamified curriculum design on student motivational learning habits. 2015. 192. (Order No. 3691842) - Robert Morris University, Ann Arbor, 2015.

HSIAO, H. “The Sims 2”: Reflective learning and identity construction. 2007. 218. (Order No. 3284941) - The Pennsylvania State University, Ann Arbor, 2007.

JENKINS, A.S. An Investigative High-Level Design of an Electric Bass Tutoring System Integrating Game Elements. 2011. 133. (Order No. MR74804) - McGill University (Canada), Ann Arbor, 2011.

KRONENBERG, Felix A. Technology and the Changing Nature of Narratives in Language Learning and Teaching. Increasing Student Engagement And Retention Using Multimedia Technologies: Video Annotation, Multimedia Applications, Videoconferencing and Transmedia Storytelling, [s.l.], p.95-119, jan. 2013. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/s2044-9968(2013)000006f007.

LEE, M. J. Teaching and engaging with debugging puzzles. 2015. 261. (Order No. 3725063) - University of Washington, Ann Arbor, 2015.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. São Paulo: 34, 2010. 128.

LITTLE, T.W. Effects of digital game-based learning on student engagement and academic achievement. 2015. 146. (3721273) - Lamar University - Beaumont, Ann Arbor, 2015.

MADEJ, K. S. Characteristics of early narrative experience: Connecting print and digital game. 2007. 200. (Order No. NR41016) - Simon Fraser University (Canada), Ann Arbor, 2007.

NEVILLE, David O. Structuring Narrative in 3D Digital Game-Based Learning Environments to Support Second Language Acquisition. Foreign Language Annals, [s.l.], v. 43, n. 3, p.446-469, 16 ago. 2010. Wiley-Blackwell. http://dx.doi.org/10.1111/j.1944-9720.2010.01092.x.

PADILLA-ZEA, Natalia et al. Modeling storytelling to be used in educational video games. Computers In Human Behavior, [s.l.], v. 31, p.461-474, fev. 2014. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2013.04.020.

PARK, Hyungsung. Relationship between Motivation and Student's Activity on Educational Game. International Journal Of Grid And Distributed Computing, [s.i], v. 5, n. 1, p.101-114, mar. 2012. Mensal. Disponível em: http://www.sersc.org/journals/IJGDC/vol5_no1/8.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.

PEREIRA, Mauricio Gomes; GALVÃO, Taís Freire. Extração, avaliação da qualidade e síntese dos dados para revisão sistemática. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [s.l.], v. 23, n. 3, p.577-578, set. 2014. Instituto Evandro Chagas. http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742014000300021.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. 154 p.

RENNER, J.C. Does Augmented Reality Affect High School Students' Learning Outcomes in Chemistry?. 2014. 197. (Order No. 3628589) - Grand Canyon University, Ann Arbor, 2014.

RODRIGUES, Patrícia; BIDARRA, José. Transmedia Storytelling and the Creation of a Converging Space of Educational Practices. International Journal Of Emerging Technologies In Learning (ijet), [s.l.], v. 9, n. 6, p.42-48, 8 dez. 2014. International Association of Online Engineering (IAOE). http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v9i6.4134.

RUBINO, Irene et al. Integrating a Location-Based Mobile Game in the Museum Visit. Journal On Computing And Cultural Heritage, [s.l.], v. 8, n. 3, p.1-18, 7 maio 2015. Association for Computing Machinery (ACM). http://dx.doi.org/10.1145/2724723.

SILVA, Emanuel Feliciano da. Multiletramentos: os games como interface para o ensino de Língua Portuguesa. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Formação de Pessoas, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, 2014.

SOUSA, Carla Alexandre Barboza de. O JOGO EM JOGO: a contribuição dos games no processo de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

SWAN, R.H. Deriving operational principles for the design of engaging learning experiences. 2008. 217. (Order No. 3319394) - Brigham Young University, Ann Arbor, 2008.

TOMASO, P. A quantitative assessment of the effect of games on learning. 2014. 92. (Order No. 3628697) - Colorado Technical University, Ann Arbor, 2014.

VIDANI, Alberto Cabas. An architecture supporting the development of serious games for scenario-based training and its application to Advanced Life Support. 2012. 98 f. Tese (Doutorado) - Curso de Informática, Università Degli Studi di Udine, Udine, 2012. Disponível em: https://dspace-uniud.cilea.it/handle/10990/124. Acesso em: 01 nov. 2016.

WEIß, Sebastian A.; MÜLLER, Wolfgang. Learning with Interactive Stories. Ifip – The International Federation For Information Processing, [s.l.], p.321-328, 2008. Springer Science + Business Media. http://dx.doi.org/10.1007/978-0-387-09729-9_47.

YANG, Ya-ting Carolyn; CHANG, Chao-hsiang. Empowering students through digital game authorship: Enhancing concentration, critical thinking, and academic achievement. Computers & Education, [s.l.], v. 68, p.334-344, out. 2013. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2013.05.023.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.