Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura

  • Ricardo Luiz Aoki Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia Jantsch Fiuza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Robson Rodrigues Lemos Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-0750-6859
Palavras-chave: Narrativa digital. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Jogos digitais.

Resumo

A utilização de jogos digitais como suporte aos processos de ensino e aprendizagem tem sido um campo de pesquisas em amplo desenvolvimento. E o estudo das Narrativas Digitais é parte fundamental do entendimento de como os jogos digitais atuam nos processos cognitivos dos estudantes. Este artigo é resultado de uma Revisão Sistemática de Literatura que possibilitou uma meta-análise de 28 estudos que apresentam correlação da utilização da teoria de Narrativas Digitais com a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. Conclui-se que estudos futuros respondam como a Narrativa Digital aplicada em jogos digitais educativos inferem na reflexão do sujeito e possam contribuir para que o mesmo obtenha o aprendizado de forma eficaz.

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Biografia do Autor

Ricardo Luiz Aoki, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Jornalismo - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis, SC – Brasil
Patricia Jantsch Fiuza, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Psicologia  - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS - Brasil. Professora Programa de Pós-graduação em TIC  - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil.
Robson Rodrigues Lemos, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Ciência da Computação - University of Calgary, Canadá. Professor Adjunto DE - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil

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Publicado
2018-10-14
Como Citar
Aoki, R. L., Fiuza, P. J., & Lemos, R. R. (2018). Utilização de narrativas digitais em ambientes de aprendizagem baseada em jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura. ETD - Educação Temática Digital, 20(4), 1138-1160. https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649913