Editorial Dossiê "É preciso defender a escola"

  • Alexandre Filordi de Carvalho Universidade Federal de São Paulo
  • Julio Groppa Aquino Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Escola. Resistência. Combate.

Resumo

As profundas mudanças sócio-históricas atestadas na contemporaneidade impõem múltiplas interrogações às práticas escolares. De um lado, a problemática definição de uma concepção geral de escola permanece em suspenso; de outro, encontramo-nos face a face com a singularidade de cada instituição escolar, suas idiossincrasias, demandas particulares etc. Daí algumas questões incontornáveis: quais extensões e retrações o âmbito escolar vem assumindo na atualidade? Quais as fronteiras, de direito e de fato, de sua jurisdição, hoje? Para que e para quem a escola se destina nas coordenadas do presente?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo
Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013), Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, investigando os seguintes temas: educação, governamentalidade, sujeito, produção de subjetividades e de diferenças no campo educacional. Atualmente, é professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e de seu Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Saberes, Sujeitos e Processos Educativos.
Julio Groppa Aquino, Universidade de São Paulo
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Publicado
2017-10-06
Como Citar
Carvalho, A. F. de, & Aquino, J. G. (2017). Editorial Dossiê "É preciso defender a escola". ETD - Educação Temática Digital, 19(4), 585-589. https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8650409

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)