Resumo
Livros ainda por serem escritos já estão na estante. Entramos no número 4/2017 da Revista ETD-Educação Temática Digital por dentro de uma biblioteca. A foto em branco e preto desloca-a ainda mais para o passado. Na era dos conteúdos digitais, optamos por adentrar a conversa com a educação através de um ambiente em questionamento nas escolas. Pra quê? Certamente, adultos que somos, alguma nostalgia nos chega destes ambientes onde perambulávamos tantas vezes... e ainda perambulamos, bem menos vezes... buscando o quê? Algum autor, tema ou livro específico, algum encontro ocasional, algum livro de cor amarela, alguma revista com um dado na capa, algum... E as crianças e jovens, nascidos na frente de telas, o que fariam numa biblioteca? Perderiam tempo, uma vez que é mais fácil e rápido buscar autores, temas e livros por meio de palavras-chave nos ambientes virtuais? Em que situações nossa resposta seria sim? Haveria motivos educativos para apostarmos no perambular por uma biblioteca, uma vez que tanto o ato quanto o ambiente são também possibilidades de promover bons encontros? Esta seria uma aposta em deixar mais tempos livres para que crianças e jovens descubram mundos sem já ter uma direção a seguir?
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.