Apresentação

  • Wenceslao Machado Oliveira Júnior Universidade Estadual de Campinas
  • Evaldo Piolli Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Escola. Resistência. Combate.

Resumo

Livros ainda por serem escritos já estão na estante. Entramos no número 4/2017 da Revista ETD-Educação Temática Digital por dentro de uma biblioteca. A foto em branco e preto desloca-a ainda mais para o passado. Na era dos conteúdos digitais, optamos por adentrar a conversa com a educação através de um ambiente em questionamento nas escolas. Pra quê? Certamente, adultos que somos, alguma nostalgia nos chega destes ambientes onde perambulávamos tantas vezes... e ainda perambulamos, bem menos vezes... buscando o quê? Algum autor, tema ou livro específico, algum encontro ocasional, algum livro de cor amarela, alguma revista com um dado na capa, algum... E as crianças e jovens, nascidos na frente de telas, o que fariam numa biblioteca? Perderiam tempo, uma vez que é mais fácil e rápido buscar autores, temas e livros por meio de palavras-chave nos ambientes virtuais? Em que situações nossa resposta seria sim? Haveria motivos educativos para apostarmos no perambular por uma biblioteca, uma vez que tanto o ato quanto o ambiente são também possibilidades de promover bons encontros? Esta seria uma aposta em deixar mais tempos livres para que crianças e jovens descubram mundos sem já ter uma direção a seguir?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wenceslao Machado Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Geografia e Doutorado em Educação. Atualmente é professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp. Realizou o Pós-doutorado "As geografias menores em obras em vídeo de três artistas contemporâneos" na Universidade do Minho/Portugal. 
Evaldo Piolli, Universidade Estadual de Campinas
É professor efetivo do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) da Faculdade de Educação da UNICAMP.Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). É professor do programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP e pesquisador do Laboratório de Gestão Educacional - LAGE e líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade - NETSS.
Publicado
2017-10-06
Como Citar
Oliveira Júnior, W. M., & Piolli, E. (2017). Apresentação. ETD - Educação Temática Digital, 19(4), 582-584. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650438