Banner Portal
Indisciplina escolar
PDF

Palavras-chave

Indisciplina escolar
Autonomia
Autoridade do professor.

Como Citar

MOURA, Dirley Aparecido de; PRODÓCIMO, Elaine. Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 513–529, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i2.8650469. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650469. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A presente pesquisa teve como tema a indisciplina escolar e como objetivo analisar os Registros de Ocorrências de Indisciplinas (ROI) em escolas estaduais de Indaiatuba – SP. Inicialmente, foram identificados os alunos com comportamentos considerados indisciplinados por meio de entrevistas com professores, equipe gestora e observações de aulas, em seguida foram analisados os ROIs desses alunos. Os registros escolares são importantes para a formulação e implementação de projetos preventivos que lidem com a indisciplina escolar, entretanto observamos uma banalização do ROI. Foi percebida uma discrepância entre as escolas quanto à quantidade de registros. Foi possível perceber que não há uma relação de continuidade e não ocorrem encaminhamentos necessários de cada registro.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650469
PDF

Referências

ANDRADE, Patrícia Santos de; CARDOSO, Telma Abdalla de Oliveira. Prazer e dor na docência: revisão bibliográfica sobre a síndrome de Burnout. Saúde Soc. São Paulo, São Paulo, v.21, n.1, p.129-140, 2012.

AQUINO, Julio Groppa. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 14. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1996. p.39-56.

AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 14. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1996. 148p.

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. Moralidade e indisciplina: uma leitura possível a partir do referencial Piagetiano. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 14. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1996. p. 103-116.

BOARINI, Maria Lúcia. Indisciplina escolar: uma construção coletiva. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. v.17, n. 1, p. 123-131, jan./jun., 2013.

DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances. Estudos sobre Educação. v.24, n.3, p. 67-80, set/dez, 2013.

FONSECA, Débora Cristina; RODRIGUES, Miriam C. B.; ANTONIO, Sérgio Luiz Estima. Violência e (in)disciplina: os “Livros de Ocorrências” escolar em análise. In: ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – UNICAMP, 16., Campinas, SP., 2012. Anais do [...], Campinas, SP: Junqueira & Marin, 2012 - Livro 1. p.753-764.

FONSECA, Débora Cristina; SALLES, Leila Maria Ferreira; SILVA, Joyce Maru Adam de Paula e. Contradições do processo de disciplinamento escolar: os “Livros de Ocorrências” em análise. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v.18, n.1, p. 35-44. jan./abr. 2014.

GARCIA, Joe. Indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.8, n.1, p. 124-132, dez. 2006.

LOURENCETTI, Nicole Stephania Strohmayer; PALMA, José Augusto Victoria. O conceito de indisciplina e aulas de educação física. In: CONGRESSO DE PESQUISAS EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO MORAL: CONFLITOS NA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, 2., Campinas, SP, 2011.

Perigo ou oportunidade? Anais do [...] Campinas, SP, 2011. p.735-750.

Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/coppem/index.php/relatos-de-pesquisas/. Acesso em: 03 nov. 2015.

MOURA, Dirley Aparecido de. Cotidiano escolar e educação física: semelhanças, diferenças e implicações pedagógicas em relação à indisciplina. 2016. 171 f. Dissertação - Curso de Mestrado em Educação Física, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016.

NEGRÃO, Adriane Vasti Gonçalves; GUIMARÃES, José Luiz. A indisciplina e a violência escolar. Núcleos de Ensino/Prograd/Unesp. p.403-420. 2006. Disponível em: www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo7/aindisciplina.pdf. Acesso em: 23 jun. 2016.

REGO, Teresa Cristina R. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva vygotskiana. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 14. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1996. p.83-102.

RATUSNIAK, Célia. A história de uns e não de outros: o caderno de ocorrências e a constituição das práticas disciplinares, de controle e de governo das crianças em uma escola pública de anos iniciais. 2012. 169 f. Dissertação - Curso de Mestrado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99380. Acesso em: 13 jan. 2016.

VINHA, Telma Pileggi; TOGNETTA, Luciene Regina. A prática de regras na escola: ambiente autocrático x ambiente democrático. Educação Unisinos, São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos; v.10 n.1 p.45-55, jan./abr. 2006.

ZECHI, Juliana Aparecida Matias. Educação em valores: solução para a violência e a indisciplina na escola? 2014. 280 f. Tese – Curso de Doutorado em Educação - UNESP, Presidente Prudente – SP, 2014.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.