Indisciplina escolar

análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP

  • Dirley Aparecido de Moura Universidade Estadual de Campinas
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Indisciplina escolar, Autonomia, Autoridade do professor.

Resumo

A presente pesquisa teve como tema a indisciplina escolar e como objetivo analisar os Registros de Ocorrências de Indisciplinas (ROI) em escolas estaduais de Indaiatuba – SP. Inicialmente, foram identificados os alunos com comportamentos considerados indisciplinados por meio de entrevistas com professores, equipe gestora e observações de aulas, em seguida foram analisados os ROIs desses alunos. Os registros escolares são importantes para a formulação e implementação de projetos preventivos que lidem com a indisciplina escolar, entretanto observamos uma banalização do ROI. Foi percebida uma discrepância entre as escolas quanto à quantidade de registros. Foi possível perceber que não há uma relação de continuidade e não ocorrem encaminhamentos necessários de cada registro.

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Biografia do Autor

Dirley Aparecido de Moura, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas. Professor Coordenador Pedagógico - Escola Estadual Professor Antonio de Pádua Prado.

Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas. Docente - Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado
2019-04-30
Como Citar
Moura, D. A. de, & Prodócimo, E. (2019). Indisciplina escolar. ETD - Educação Temática Digital, 21(2), 513-529. https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650469