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A autoridade docente e a complexa fabricação do comum: tensões e críticas na intervenção das famílias no trabalho dos professores
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Palavras-chave

Relação pais-professores. Autoridade docente. Tensões e críticas. Regimes de envolvimento na ação.

Como Citar

GOUVEIA, Luís. A autoridade docente e a complexa fabricação do comum: tensões e críticas na intervenção das famílias no trabalho dos professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 434–454, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i2.8650672. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650672. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Com a massificação da escolarização, alunos oriundos de meios social e culturalmente mais diversificados protagonizam trajetos escolares mais prolongados. Sustentadas em diretrizes políticas transnacionais, estas mudanças ocorrem também no contexto de uma instituição escolar moldada pelo paradigma da eficácia escolar. Nesta nova conjuntura, os moldes tradicionais em que é exercida autoridade dos professores são colocados à prova. No quadro do conjunto das profundas mudanças políticas, sociais e organizacionais que marcam o sistema educativo nas últimas décadas, pretende-se neste artigo explorar diferentes sentidos críticos mobilizados pelos professores relativamente à relação com os pais/Encarregados de Educação – em que dimensões da atividade docente essa intervenção é mais suscetível de acontecer e que juízos críticos são mobilizados por estes profissionais.
https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650672
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