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Políticas da reversibilidade: extensões e opressões da justiça escolar
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Palavras-chave

Políticas públicas em educação. Inclusão educacional. Justiça educacional. Eficácia da escola.

Como Citar

DIONÍSIO, Bruno. Políticas da reversibilidade: extensões e opressões da justiça escolar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 455–474, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i2.8650903. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650903. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Os estudos extensivos que denunciam a persistência de indicadores de desigualdade, injustiça ou exclusão educativa nem sempre dão conta das rotinas escolares mais ou menos invisíveis, dolorosas ou insuportáveis que procuram revertê-los. Este texto mapeia um conjunto de dispositivos existentes em escolas públicas cuja missão é trabalhar na reversibilidade dos problemas educativos. Eles ilustram as extensões da justiça escolar a novas esferas de intervenção (orientar, cuidar, proteger) que têm na ideia de vulnerabilidade o motor da ação pública. Alicerçados em instrumentos de medida da eficácia, esses dispositivos metamorfoseiam o trabalho docente e as modalidades de governação escolar, condicionando o modo como os atores educativos se envolvem e qualificam as situações. Os sentimentos de opressão provocados pelo imperativo político de uma inclusão eficaz testam, enfim, os limites da reversibilidade, da justiça escolar e das possibilidades de fabricação de um mundo escolar comum. 

https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650903
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Referências

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