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Ensaio sobre o comportamento
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Palavras-chave

Comportamentalismo
Educação
Pedagogia tecnicista.

Como Citar

NEVES, Júlia Guimarães; KRÜGER, Veridiana de Lima Gomes; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Ensaio sobre o comportamento: entre ciência, filosofia e educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 459–478, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i2.8651314. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651314. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio, de natureza teórica, revisita conceitos formulados por destacados pesquisadores vinculados aos estudos sobre o comportamento: Ivan Pavlov, John Watson e Burrhus Frederic Skinner. Transitamos pelo estudo do comportamento de base científica, filosófica e, com especial destaque, adentramos na relação comportamento e educação. Ao revisitarmos as concepções do referidos os autores, refletimos sobre as apropriações e transferências que foram realizadas entre o que foi produzido no terreno do comportamentalismo e o que foi vivenciado como abordagem comportamentalista da educação. O ensaio mostra como a produção teórica sobre o comportamento constituiu justificativa para a tendência tecnicista, que vivenciou o seu auge em território brasileiro nas décadas de 1960 e 1970. Não obstante dos fins educacionais vivenciados na referida época, o ensaio aponta as contribuições atemporais dos autores citados e daquilo que produziu e permanece produzindo formas de conhecer o humano, as suas interações e as ações no e com o mundo.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651314
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