Uma análise discursiva de ementas de psicopatologia em cursos de psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8651957

Palavras-chave:

Educação, Subjetividade, Ensino em saúde, Formação do psicólogo, Biopoder

Resumo

Apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa sobre o ensino de Psicopatologia em cursos brasileiros de Psicologia e, neste recorte, nosso corpus se compôs de 5 (cinco) ementas, uma de cada região do país. O objetivo desta investigação, filiada aos estudos foucaultianos, é a discussão das relações entre modos de produção de subjetividade, governamentalidade, biopolítica e disciplina. Os resultados apontam para a aceitação da hipótese de que o ensino da Psicopatologia contribui para que a Educação seja tomada como dispositivo de (re)produção de subjetividades ligadas aos mecanismos de controle e administração de corpos e populações. O objeto de estudo da disciplina, as relações discursivas presentes neste campo e as técnicas de intervenção fundamentam intervenções profissionais de consequências éticas significativas ao País.

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Biografia do Autor

Conrado Neves Sathler, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco

Doutora em Linguística Aplicada Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade São Francisco.

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Publicado

2020-02-05

Como Citar

SATHLER, C. N.; MASCIA, M. A. A. Uma análise discursiva de ementas de psicopatologia em cursos de psicologia. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 127–144, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8651957. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651957. Acesso em: 19 out. 2021.

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