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Uma análise discursiva de ementas de psicopatologia em cursos de psicologia
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Palavras-chave

Educação
Subjetividade
Ensino em saúde
Formação do psicólogo
Biopoder

Como Citar

SATHLER, Conrado Neves; MASCIA, Márcia Aparecida Amador. Uma análise discursiva de ementas de psicopatologia em cursos de psicologia. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 127–144, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8651957. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651957. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa sobre o ensino de Psicopatologia em cursos brasileiros de Psicologia e, neste recorte, nosso corpus se compôs de 5 (cinco) ementas, uma de cada região do país. O objetivo desta investigação, filiada aos estudos foucaultianos, é a discussão das relações entre modos de produção de subjetividade, governamentalidade, biopolítica e disciplina. Os resultados apontam para a aceitação da hipótese de que o ensino da Psicopatologia contribui para que a Educação seja tomada como dispositivo de (re)produção de subjetividades ligadas aos mecanismos de controle e administração de corpos e populações. O objeto de estudo da disciplina, as relações discursivas presentes neste campo e as técnicas de intervenção fundamentam intervenções profissionais de consequências éticas significativas ao País.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8651957
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